O número de transações e aquisições envolvendo usinas e empresas do setor solar aumentou 76% em 2024, saindo de 29 em 2023 para 51 no ano passado, de acordo com o Boletim M&A 2024 realizado pela Greener. As transações envolveram a aquisição de 366 usinas fotovoltaicas que somam mais de 3,6 GWp (alguns ativos não tiveram a capacidade divulgada).
O histórico aponta para uma aceleração das operações de compra e venda. Em 2023, o número de transações no setor solar mapeadas cresceu 26%, para 29, em comparação com 23 em 2022.
A geração distribuída teve o crescimento mais expressivo de M&A em 2024. As transações envolveram 248 usinas no ano passado, contra 17 usinas identificadas no mapeamento de 2023, um crescimento de mais de 14 vezes. Em termos de capacidade instalada, as operações de fusão e aquisição de GD em 2024 movimentaram 700 MW, pelo menos, contra 100 MW em 2023.
Geração centralizada: autoprodução equiparada e desaceleração no segundo semestre
A maior parte das transações mapeadas em 2024, ou 21, envolveu usinas de geração centralizada, representando um crescimento de quatro vezes em comparação com 2023, quando foram identificadas cinco transações. A Greener destacou que mais da metade das transações em geração centralizada envolveram o modelo de autoprodução por equiparação, com 37 usinas negociadas, do total de 88 usinas, que somam mais de 2,9 GWp.
Apesar de representar a maior parte das operações, o segmento de geração centralizada deu uma desacelerada no último semestre do ano. As fusões e aquisições identificadas no segundo semestre de 2024 envolveram 24 usinas com 900 MW, contra 28 (1,3 GW) em igual período de 2023 e 40 (1 GW) no segundo semestre de 2022.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.