Em 2024 a Enerzee alcançou um faturamento superior a R$ 80 milhões. Entre as principais oportunidades, destacaram-se os projetos relacionados às usinas de Geração Distribuída (GD), que contribuíram diretamente para os resultados positivos. Apesar disso, enfrentou também desafios, como questões relacionadas à alegação de fluxo reverso de energia por parte das concessionárias de distribuição.
Como consequência, foi necessário ter mais cautela durante a aprovação de projetos para concretizar as vendas, aumentando o tempo de fechamento do negócio. “Hoje, uma venda depende de ter um projeto aprovado para a gente ter certeza de que ele vai poder ser instalado. E acredito que a gente deve ter perdido pelo menos uns 30% a 40% de vendas por esse motivo de inversão de fluxo e também pela demora que é causada por esse processo todo”, esclarece o CEO da Enerzee, Alexandre Sperafico.
O executivo avalia que 2025 tem potencial para ser um ano muito positivo, com oportunidades em mercados estratégicos. Dentre as principais apostas estão o Grid Zero, armazenamento por baterias, carregadores veiculares, projetos de fast track focados em sistemas de até 7,5 kWp e migração para o mercado livre, uma alternativa promissora para atender demandas maiores.
“A nossa meta para 2025 é consolidar nossa atuação em todos os estados do Brasil, mantendo a força dos negócios em Geração Distribuída (GD) e superando os desafios relacionados aos prazos e à aprovação de projetos junto às concessionárias, além de lidar com as limitações de tamanho de projetos”, explica o executivo.
Sperafico relata que ao oferecer a plataforma integrada Enerzee, é possível atender diferentes modelos de negócio, como energia por assinatura, mercado livre, e oferecendo todas as soluções integradas em uma única plataforma para os clientes. Além disso, a empresa também passou a oferecer o modelo de locação solar com geração local, sem necessidade de investimento inicial.
A empresa também vem investindo em diversas frentes para se adaptar e superar os desafios esperados em 2025. Em parceria com a WEG e outros parceiros estratégicos, a empresa tem diversificado suas soluções para consolidar sua posição no mercado.
“Acreditamos que estamos bem-posicionados para 2025, apostando em tecnologia de ponta e estratégias claras para capturar oportunidades em setores que têm mostrado crescimento acelerado, como armazenamento de energia e carregamento veicular”, finaliza o CEO da Enerzee.
Acompanhe as publicações dessa série em: “Especial distribuidoras fotovoltaicas: os desafios enfrentados em 2024 e as perspectivas para esse ano”
Destravando o mercado de armazenamento no Brasil
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.