A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu abrir a consulta pública nº 2/2025 para receber contribuições à minuta do Edital do Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados, até o dia 10 de março. Com aquisição de energia e potência elétricas, disponibilizadas por meio de Soluções de Suprimento, para assegurar o atendimento aos mercados consumidores dos Sistemas Isolados. A concorrência será realizado em 30 de maio. O início de suprimento será em 20 de dezembro de 2027 e terá duração de 15 anos.
Esse leilão contratará energia para suprir os mercados consumidores dos Sistemas Isolados em 11 localidades, das quais dez estão situadas em municípios do Amazonas e uma, no Pará. A população atendida alcança 169 mil pessoas.
Serão ofertados três lotes na concorrência. Empreendedores interessados deverão apresentar propostas de Solução de Suprimento para atendimento de todas as localidades que compõem o lote.
O edital submetido à consulta contempla uma série de documentos que estabelecem as condições de comercialização de potência elétrica e energia para as localidades e as regras para escolha da melhor solução de suprimento.
Para este leilão, é exigido um percentual mínimo de 22% de fontes renováveis na geração de energia total, aplicada a cada projeto que compõe a Solução de Suprimento. Também foi estabelecida uma matriz de risco no contrato de comercialização, apontando detalhadamente os riscos do negócio. A CCEE fará parte da gestão contratual e as regras prevêem o compartilhamento de ganhos de eficiência que levem a redução de custos de geração.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.