Bateria comunitária absorve excesso de energia solar no telhado em subúrbio australiano

Share

Do portal ESS News

A empresa informou que o sistema de bateria comunitária Cammeray de 200 kW / 284 kWh apoiará a qualidade e a tensão do fornecimento de energia local, aproveitando e armazenando energia solar gerada localmente, permitindo que os residentes usem seus próprios sistemas solares com mais eficiência.

A Ausgrid também afirmou que os residentes da área poderão acessar a bateria por meio de sua iniciativa de armazenamento de energia como serviço (ESaaS), que permite que clientes qualificados usem baterias comunitárias de maneira semelhante a uma bateria doméstica, mas sem os custos iniciais.

O plano de varejo ESaaS está sendo oferecido em colaboração com os varejistas Energy Australia e Origin e está disponível para todos os clientes residenciais qualificados conectados a qualquer bateria comunitária Ausgrid em uma base opcional.

“As baterias comunitárias são um exemplo da enorme oportunidade que existe na rede existente para impulsionar uma transição energética mais rápida, barata e equitativa”, disse o executivo do grupo de serviços distribuídos da Ausgrid, Rob Amphlett Lewis.

A bateria comunitária Cammaray é a mais recente a ser entregue pela Ausgrid como parte do programa Community Batteries for Household Solar  do governo federal, que está investindo US$ 200 milhões (US$ 125,7 milhões) para instalar 420 baterias comunitárias em toda a Austrália.

A Ausgrid também instalou baterias comunitárias nos subúrbios de Cabarita, Cameron Park, Warriewood e Bondi, em Sydney, e em Narara, na Costa Central, sob o programa. O distribuidor também lançou baterias comunitárias em Beacon Hill, Bankstown, North Epping e Bexley North.

O ministro federal da Energia, Chris Bowen, que participou do lançamento da bateria Cammeray, disse que o programa foi projetado para garantir que todas as comunidades obtenham o benefício da transformação energética.

“Os proprietários australianos sabem que a energia solar no telhado é um acéfalo quando se trata de reduzir as contas, com uma em cada três famílias adotando a energia solar, mas apenas cerca de uma em cada 40 famílias tem armazenamento de bateria”, disse ele.

“Nosso programa Community Batteries for Household Solar garante que as famílias possam compartilhar ou usar seu excesso de energia solar no telhado localmente e colher os benefícios econômicos sem ter que comprar sua própria bateria.”

Destravando o mercado de armazenamento no Brasil

No próximo dia 29/01, às 10 horas, em webinar realizado pela pv magazine Brasil, a TBEA mostrará como as baterias são ferramentas chave para descarbonizar, modernizar e flexibilizar o sistema elétrico brasileiro. Inscreva-se aqui!

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Especial distribuidoras: Enerzee passa a oferecer migração para o mercado livre e locação solar com geração local
22 janeiro 2025 A empresa avalia que a inversão de fluxo de potência exigiu mais atenção e aumentou o tempo de fechamento de vendas. Para contornar os desafios de 202...