Nextracker quer liderar o mercado AgriPV de grande escala

Share

A Nextracker está se posicionando para atender ao mercado agrivoltaico (AgriPV) em escala utilitária, com seu principal produto NX Horizon. No Centro de Excelência Solar Brasileiro, em parceria com o FIT – Instituto de Tecnologia, a companhia tem conduzido pesquisas com foco principalmente no aspecto agrícola do AgriPV, investigando como as plantas são afetadas ao crescerem entre as fileiras de rastreadores, ganhando experiência na manobra de máquinas utilizadas na agricultura industrial no contexto de uma usina de energia solar, testando novas soluções de software específicas para AgriPV e desenvolvendo recomendações para os roteiros de produtos. Através do Centro de Excelência Solar, a Nextracker oferece consultoria para o planejamento e execução de projetos AgriPV.  

As aplicações agrivoltaicas da Nextracker no Centro de Excelência têm capacidade de 600 kW e ocupam 10.000 m² do total de 46.000 m² em aplicações de P&D, após uma expansão realizada em 2024. “É significativamente maior do que a maioria dos projetos de pesquisa universitária até hoje, o que leva a resultados de pesquisa mais precisos. Com a capacidade de obter três colheitas por ano, o clima favorável no Brasil também ajuda a acelerar os experimentos”, disse à pv magazine o gerente de Marketing e Produto na Nextracker, Matthias Krause. 

O executivo diz que o NX Horizon, com fileiras independentes, é ideal para aplicações AgriPV porque maximiza o espaço para a agricultura e pastoreio entre as fileiras, sem obstruções. “As inovações de software e hardware da Nextracker ajudarão ainda mais no desenvolvimento de projetos de valor duplo, nos quais a combinação de produção de energia limpa e agricultura maximiza o uso da terra. Em alguns casos, a sombra dos painéis solares é realmente benéfica para o crescimento das plantas e os rendimentos agrícolas. Como o NX Horizon XTR é capaz de seguir terrenos ondulados, o valioso solo superficial pode ser preservado, o que é a base para uma agricultura bem-sucedida.”

De acordo com Krause, a tecnologia desenvolvida promete aumentar a eficiência no uso da terra e mitigar o impacto ambiental de projetos solares em grande escala. A solução também garante a produção de energia e agrícola, reduz o OPEX e oferece acesso entre as fileiras, facilitando as aplicações de cultivo. 

Imagem: Nextracker

Imagem: Nextracker

Agenda verde e economia de recursos

“A pesquisa tem se concentrado no impacto do rendimento das plantações que crescem entre as fileiras de módulos. Dependendo do tipo de plantação, não foi observada nenhuma redução ou, em alguns casos, reduções pequenas no rendimento das plantações. Ao mesmo tempo, foi possível observar uma economia significativa de água na ordem de 30% a 40%. No caso da soja, a equipe de pesquisa trouxe máquinas pesadas para realizar a colheita entre as fileiras, a fim de testar os efeitos negativos como sujeira, lançamento de pedras ou possíveis restrições na manobra das máquinas entre as fileiras. No final, a colheita foi tranquila e bem-sucedida”, conta o pesquisador de Agrivoltaics no FIT – Instituto de Tecnologia, Ricardo Castro.

Segundo o gerente de projetos de P&D na Nextracker, Lucas Del Mouro, a agenda de desenvolvimento verde do Brasil incentiva e exige a solução agrivoltaica. “A visão da Nextracker é que a crescente demanda por energia e alimentos combina a produção centralizada de energias renováveis de maneira complementar e sinérgica com a produção de alimentos. O Brasil possui as condições perfeitas, pois grande parte da produção agrícola brasileira está localizada em nosso cinturão solar – implementando esse tipo de sistema, tornando-se uma referência mundial em produção de energia renovável e alimentos”, disse à pv magazine. Os próximos passos são escalar o que aprendemos em nossa pesquisa e projetos piloto para uma escala maior. 

Planos para novas instalações e uso do solo superficial

A Nextracker implantou seu rastreador NX Horizon em mais de 3 GW de AgriPV globalmente, sendo a maior parte de aplicações com pastoreio de ovelhas. Segundo o gerente de Marketing e Produto na Nextracker, Matthias Krause, os desenvolvedores que utilizam rastreadores solares da companhia planejam colocar mais de 100 MW de capacidade solar com agricultura entre as fileiras em operação nos próximos anos.

“A Nextracker também está envolvida em diversos projetos piloto testando o pastoreio de animais maiores, como gado, entre as fileiras. Um primeiro projeto piloto de AgriPV também está em andamento no Brasil”, diz o gerente à pv magazine.

Imagem: Nextracker

Imagem: Nextracker

Configuração do sistema agrivoltaico testado no Centro:

Item  Área AgriPV antiga Nova área AgriPV
AgriPV Area  1,000 m²  10,000 m2 
Strings / Trackers  4 Strings / 6 Trackers (NX Horizon)  10 Strings / 10 Trackers (NX Horizon e NX Hail Pro) 
Comprimento do tracker  16 m  36 m 
Altura do tracker  1,5 m  1,5 m 
Módulos por String  12 unidades  26 unidades 
Espaçamento  6 m  6 m 
Taxa de cobertura do solo (GCR)  31,47%  34.72% 
Culturas Morangos, brócolis, acelga suíça, coentro, abobrinha, tomate, cenoura, amendoim, trigo, aveia preta, sorgo e soja.  Grama; algodão; soja; trigo; mirtilo; vinhedo. 

Características das soluções AgriPV Nextracker:

  • Linhas desobstruídas: Linhas independentes e autossuficientes permitem uma variedade de aplicações agrícolas, facilitando a colheita e a operação e manutenção (O&M). 
  • Acompanhamento do terreno: O rastreador solar NX Horizon-XTR, que segue o terreno, preserva o solo fértil, protegendo a vegetação e habitats locais. 
  • Impacto visual reduzido: Com altura padrão de rastreador de cinco pés (1,5 metros) e configuração de módulo em retrato único, o NX Horizon se integra ao ambiente. 
  • Controle operacional: Com controle individual por linha e vários modos de manutenção, o NX Horizon facilita operações como semeadura, colheita, corte e limpeza. 
  • Manutenção mínima: Projetado com fixadores patenteados, os rastreadores solares NX Horizon não requerem reapertos, minimizando a O&M de rastreadores e painéis, além de manter as plantas intactas. 
  • Aplicações especiais: Para projetos que demandam mais áreas cultiváveis, o NX Horizon oferece tubos de torque com maior altura e espaçamentos estendidos entre os rastreadores. 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Especial distribuidoras: Enerzee passa a oferecer migração para o mercado livre e locação solar com geração local
22 janeiro 2025 A empresa avalia que a inversão de fluxo de potência exigiu mais atenção e aumentou o tempo de fechamento de vendas. Para contornar os desafios de 202...