A usina de energia solar fotovoltaica construída pela Quantum Engenharia para o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) entrou em operação. Inaugurada no dia 12 de dezembro de 2024, o sistema conta com 10.780 módulos bifaciais de 555 W e 40 inversores de 125 kW, o que resulta em uma potência instalada de 5 MW. A estimativa é que anualmente a usina atenderá a um terço da necessidade energética de todas as unidades do Tribunal.
O complexo integra o programa “Paraná Energia Sustentável” e foi construído em uma região bem ensolarada junto à Rodovia Contorno do Anel Viário (BR 158), em uma área de 242.000 metros quadrados no bairro Vila Guarujá, no município de Campo Mourão, região noroeste do estado.
A energia elétrica gerada a partir da luz solar será transmitida para a rede da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que utilizará o Sistema de Compensação de Energia Elétrica previsto na Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica. Assim, a Copel abaterá a energia recebida daquela que for consumida pelo TJPR, resultando na redução das despesas do poder judiciário paranaense com os gastos de eletricidade.
O engenheiro Gilberto Vieira Filho, diretor-presidente da Quantum Engenharia, destaca a importância do investimento em energias renováveis. “A geração da energia solar proporcionou uma verdadeira revolução em termos energéticos em todo o mundo. Vinda do Sol, que é uma fonte infinita, a energia solar é ambientalmente correta e beneficiará diretamente o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, com economia na conta de luz, e indiretamente todas as pessoas, por ser limpa e renovável”.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.