Pesquisadores do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Jaén, na Espanha – trabalhando com colegas da Universidade de Hong Kong e da Universidade de Amã, na Jordânia – projetaram um novo modelo de mercado de eletricidade para redes de distribuição de energia.
Eles descrevem como os mercados de distribuição de eletricidade operam em paralelo aos mercados atacadistas de eletricidade e produzem diferentes preços marginais em diferentes áreas – preços marginais locais – para enviar sinais de preços válidos para ativos de geração e armazenamento de energia “distribuídos” de pequena escala.
“Essa estrutura de mercado orienta o consumo ou cargas flexíveis ou fornece preços de oferta para geração distribuída [ativos]”, disseram os pesquisadores. “A integração de comunidades de energia, sistemas de armazenamento de bateria [energia] e geração distribuída em uma estrutura holística de mercado de distribuição [de eletricidade] é um tema quente [que poderia] promover o investimento em ativos distribuídos, bem como … [capacitar] as comunidades a usar melhor seus próprios recursos.”
No artigo “An Equilibrium-based Distribution Market Model Hosting Energy Communities and Grid-scale Battery Energy Storage”, publicado em dezembro de 2024 na Sustainable Energy, Grids and Networks, os pesquisadores destacaram que as comunidades de energia representam uma grande oportunidade para os usuários de eletricidade, sejam residenciais, comerciais ou industriais. Eles propuseram um modelo de mercado de distribuição que envolve comunidades de energia e BESS em escala de rede.
Modelos orientados para o lucro são propostos para operadores de sistemas de distribuição, comunidades de energia e sistemas de baterias, alcançados por meio de uma abordagem de equilíbrio em vez do método convencional de geração de preços de eletricidade com base em condições operacionais perfeitas para todos os participantes de uma rede.
Os pesquisadores disseram que testaram seu modelo em vários tipos de rede elétrica e demonstraram sua viabilidade. Eles compararam os resultados de seu sistema com um modelo convencional e centralizado para redes de distribuição de energia e disseram que a nova abordagem excluiria ativos de geração e armazenamento de energia distribuída de alto preço do mercado atacadista. Isso significaria melhor uso dos recursos distribuídos e maiores lucros para as comunidades de energia e BESS, disseram os acadêmicos.
Destravando o mercado de armazenamento no Brasil
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.