Nos últimos anos, as baterias de íons de sódio surgiram como um dos principais concorrentes da tecnologia dominante de íons de lítio, que experimentou escassez de suprimentos e volatilidade de preços para os principais minerais. Embora muitas vezes descrito como uma alternativa mais barata, principalmente graças ao sódio abundante e aos baixos custos de extração e purificação, um novo estudo descobriu que as baterias de íons de sódio exigirão um conjunto de avanços tecnológicos e condições de mercado favoráveis para se aproximar do preço do íon de lítio existente.
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford avaliou a competitividade técnico-econômica das baterias de íons de sódio em mais de 6.000 cenários, variando os roteiros de desenvolvimento de tecnologia, cenários da cadeia de suprimentos, penetração no mercado e taxas de aprendizado. Como resultado, eles identificaram várias vias de íons de sódio que podem atingir a competitividade de custo com variantes de íons de lítio de baixo custo na década de 2030.
Uma das maneiras mais impactantes de melhorar a competitividade é aumentar as densidades de energia dos íons de sódio para diminuir a intensidade dos materiais. Atualmente, o custo por unidade de energia armazenada continua mais alto para baterias de íons de sódio de menor densidade, e isso poderia potencialmente limitar sua adoção generalizada.
Os pesquisadores também mostraram que os cronogramas são altamente sensíveis aos movimentos nas cadeias de fornecimento de minerais críticos, como lítio, grafite e níquel. Por exemplo, se os preços do lítio continuarem onde estão hoje, perto de mínimas históricas, o íon de sódio terá um conjunto mais restrito de rotas tecnológicas para se tornar vantajoso em termos de preço na próxima década.
Para continuar lendo, visite nosso portal de notícias ESS News.
Destravando o mercado de armazenamento no Brasil
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.