Fornecimento de painéis solares nos EUA é ‘suficiente’, mas dois gargalos impedem a indústria

Share

Da pv magazine Global

A Clean Energy Associates (CEA) emitiu um relatório global de fornecimento de células e módulos fotovoltaicos, observando que a cadeia de suprimentos dos Estados Unidos é “mais do que suficiente” para os níveis atuais de implantação. O relatório observou que um lento segundo e terceiro trimestres para novas instalações em 2024 levou a um nível suficiente de fornecimento de importações de módulos fotovoltaicos.

No entanto, a CEA destacou dois gargalos potenciais para a instalação nos Estados Unidos: fornecimento de transformadores e falta de mão de obra qualificada.

A CEA disse que as concessionárias dos EUA têm restrições sobre quais tipos de transformadores podem ser usados em projetos regionais. Essas restrições geralmente exigem equipamentos fora da China. No entanto, o fornecimento de transformadores fora da China é limitado e não está configurado para produção em massa em escala.

“A maioria das empresas estrangeiras de transformadores compete com a China, são conservadoras em expansões e os transformadores são trabalhosos e altamente personalizados por pedido”, disse o relatório.

A CEA observou que os fornecedores de transformadores anunciaram expansões significativas para novas fábricas nos Estados Unidos, mas levará vários anos para que novas manufaturas entrem em operação e apoiem o crescimento da demanda.

Quanto à escassez de mão de obra, esse problema é menos pronunciado, disse a CEA. O número de trabalhadores disponíveis para cada vaga de emprego no setor de construção permanece próximo da paridade, com 1,09 trabalhadores disponíveis para cada 1 emprego. A CEA disse que, embora atualmente não haja déficits de trabalhadores, a paridade relativa significa que às vezes há gargalos na mão de obra para empresas de engenharia, aquisição e construção (EPC) para cumprir um número crescente de projetos.

O relatório de fornecimento global da CEA, que cobre uma ampla gama de questões relacionadas à fabricação e fornecimento de energia solar, observou que as ofertas vencedoras médias para acordos de fornecimento de módulos no mercado chinês são de cerca de US$ 0,10 por W. Também destacou que quase todas as novas licitações públicas são para produtos solares do tipo N, com a HJT comandando um preço premium.

Além disso, os produtos bifaciais, ou módulos solares que capturam e convertem a luz solar em ambos os lados, têm recebido prêmios de preço devido ao aumento de sua produção em relação aos módulos monofaciais. O gráfico abaixo mostra as despesas de capital relativas e a produção de geração entre os principais formatos de módulos, com dados de preços no relatório completo.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração solar centralizada cresce 35,6% em dezembro
04 fevereiro 2025 A geração solar de grandes usinas, incluindo autoprodução, aumentou 35,6% em dezembro de 2024, saindo de 2.880 MW médios em igual mês de 2023 para 3.9...