A mudança de energia mais rápida da história continua

Share

Da pv magazine Global

Solar e eólica capturam nuclear

Em 2024, a nova capacidade global de geração solar foi implantada 100 vezes mais rápido do que a nova capacidade nuclear líquida, de acordo com dados recentes da Associação Nuclear Mundial, da Agência Internacional de Energia e da Ember. Nova capacidade eólica foi implantada 25 vezes mais rápido que a nuclear. A mudança de energia mais rápida da história continua.

A nova capacidade nuclear líquida foi em média de 2 GW por ano na última década, incluindo 5,5 GW em 2024, com usinas antigas se aposentando quase tão rápido quanto novas usinas abertas. Só em 2024, cerca de 700 GW de nova energia solar e eólica foram implantados.

A geração de eletricidade solar está crescendo dez vezes a cada década, enquanto a geração nuclear está estática desde 2000. Tanto a geração de eletricidade solar quanto a eólica (Terawatt-hora) alcançarão a geração nuclear este ano. O mercado está falando claramente: a energia solar e eólica são mais baratas que a eletricidade nuclear.

A estagnação da implantação global de usinas nucleares desde 2000 significa que cadeias de suprimentos, finanças e pessoas qualificadas não estão disponíveis para alimentar um rápido aumento na capacidade nuclear. A construção de usinas nucleares é uma indústria caseira em comparação com a energia solar.

O tamanho da usina nuclear está normalmente na faixa de 1 GW. O tempo médio de construção para construir um reator nuclear é de 6 a 8 anos (excluindo o tempo necessário para planejamento e permissões). Além disso,  a construção de usinas nucleares tem uma taxa de aprendizado negativa; ou seja, em vez de ficar melhor e mais barato na construção de usinas, os custos aumentaram com o tempo.

A noção de que haverá um ressurgimento da indústria nuclear tem credibilidade semelhante à noção de que as câmeras de filme serão ressuscitadas para corresponder à popularidade das câmeras digitais.

Combustíveis fósseis

A geração de eletricidade a partir de carvão e gás está estagnada desde 2021 (Ember). O pico pode ter ocorrido em 2023. Nas taxas de crescimento atuais, haverá mais geração global de energia solar e eólica em 2032 do que o total combinado de carvão e gás.

Mais da metade do total global de 2024 das novas conexões solares e eólicas foi implantada na China. Se o novo governo dos EUA conseguir reduzir a implantação de energia solar e eólica, um grande abismo se abrirá entre a China e os EUA. A China está adotando energias renováveis limpas e baratas, enquanto os EUA podem se apegar aos combustíveis fósseis – com possíveis grandes consequências econômicas na década de 2030.

Solar e eólica venceram a corrida energética

A eletrificação do transporte, do aquecimento e da indústria dobrará ou triplicará a demanda de eletricidade nos países desenvolvidos. Nos países em desenvolvimento, o aumento da riqueza e a “eletrificação de tudo” podem fazer com que a produção de eletricidade cresça cinco vezes até meados do século.

A nova capacidade solar e eólica está sendo implantada cerca de cinco vezes mais rápido do que todas as outras tecnologias combinadas (hidrelétrica, carvão, gás, nuclear e outras). Quase todo o crescimento da demanda de eletricidade está sendo atendido por energia solar e eólica.

O armazenamento de energia para suportar a energia solar e eólica é um problema resolvido por meio de baterias e hidrelétricas bombeadas.

À medida que cada vez mais energia solar e eólica é implantada, as usinas de carvão e gás existentes são prejudicadas pelo preço em todos os dias ensolarados e ventosos. Em um mercado aberto de eletricidade (como a Austrália), eles reduzem sua produção durante a maioria dos dias para evitar preços negativos, fazendo com que sua receita caia. Isso, por sua vez, força as usinas de carvão e gás a sair do mercado mais cedo do que muitos analistas esperam, criando espaço para ainda mais energia solar e eólica. A Austrália está no caminho para 75% de sua eletricidade solar e eólica em 2030.

Se alguma nova tecnologia nuclear ou de captura e armazenamento de carbono hipotética e barata fosse desenvolvida amanhã, então taxas de crescimento sem precedentes (mágicas) seriam necessárias para alcançar a energia solar e eólica antes de 2050, quando a energia solar e eólica já teriam feito o trabalho de descarbonizar o mundo.

A energia solar e eólica estabelecem a energia limpa barata para sempre. Elas são de longe a melhor opção para mitigar o aquecimento global.

Autores: Prof. Ricardo Rüther (UFSC), Prof. Andrew Blakers (ANU)

Andrew.blakers@anu.edu.au

rruther@gmail.com

A ISES, Sociedade Internacional de Energia Solar,  é uma ONG credenciada pela ONU, fundada em 1954, que trabalha para um mundo com 100% de energia renovável para todos, usada de forma eficiente e sábia.

Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Metrô de São Paulo utilizará energia de autoprodução das fontes eólica e solar
14 janeiro 2025 O contrato de longo prazo junto a CGN Brasil e a Pontoon Energia fornecerá energia renovável aos trens das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Pra...