A TTS Energia, empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, instalou e comissionou a maior usina solar em telhado no Brasil, de 6,4 megawatts-pico (MWp), na cobertura da fábrica de equipamentos agrícolas da Jacto, localizada na cidade de Pompeia, interior do estado de São Paulo.
Ao todo, a usina possui mais de 11,3 mil módulos fotovoltaicos instalados em uma área que abrange quase 39 mil metros quadrados. O sistema fotovoltaico tem capacidade de gerar 8 GWh/ano, suficiente para abastecer grande parte da demanda de eletricidade das operações da Jacto.
O projeto está enquadrado no modelo de autoprodução, modalidade em que o consumidor é também gerador da energia, integrando o Ambiente de Contratação Livre (ACL), conhecido como mercado livre de energia.
Além da cobertura solar no galpão, a TTS Energia também instalou um sistema fotovoltaico na cobertura do estacionamento (carport) da fábrica da Jacto. A miniusina, com mais 886 kW, possui 1,6 mil módulos fotovoltaicos espalhados em uma área de 6,1 mil metros quadrados. Somente nesta instalação, a capacidade de geração é 1,17 GWh/ano.
“O aproveitamento de grandes coberturas para implantação de usinas solares, tanto na área rural quanto no meio urbano, é uma tendência no Brasil e se configura como uma das grandes soluções para empresas e produtores agrícolas que buscam redução de custo com energia elétrica, segurança de suprimento de eletricidade e mais competitividade e sustentabilidade para o negócio”, diz o diretor executivo da TTS Energia. Jacques Hulshof. “Na prática, esses projetos transformam um centro de custo, ou seja, um telhado que gera despesa em uma grande fonte de receita a partir da energia solar, além de reforçarem as políticas de ESG das empresas do agronegócio e de outros segmentos de negócios.”
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.