A Elera Renováveis finalizou a expansão do Complexo Solar Janaúba, localizado no norte de Minas Gerais, com a entrada em operação comercial de Irapuru, terceira fase do empreendimento. Com o acréscimo de 422 MWp, o Complexo segue como o maior do Hemisfério Sul e das Américas, tendo capacidade instalada de 1.617 MWp, o equivalente ao consumo residencial de energia elétrica de 1,2 milhão de pessoas. Sua geração limpa e renovável é capaz de evitar a emissão anual de aproximadamente 850 mil toneladas de CO₂ na atmosfera.
Com investimento total de R$ 5 bilhões, o Complexo Solar Janaúba possui atualmente 2,9 milhões de módulos solares, distribuídos em 27 usinas fotovoltaicas, e ocupa uma área de mais de 3,8 mil hectares – o que equivale a 5,2 mil campos de futebol. Durante toda a sua construção, foram gerados 15 mil empregos diretos e indiretos.
Desde o início da implantação de Janaúba, a Elera Renováveis tem investido no desenvolvimento socioeconômico da região por meio de ações de capacitação junto à comunidade local, com destaque para a promoção da inclusão feminina nos treinamentos. Já como resultado da iniciativa, a equipe de pré-montagem na terceira fase do empreendimento foi composta exclusivamente por profissionais mulheres. Atualmente, a empresa conduz na região um projeto de agricultura familiar focado na criação de quintais produtivos, com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar e gerar novas fontes de renda para as famílias envolvidas.
“A trajetória do Complexo Solar Janaúba é um marco para a empresa, além de uma importante contribuição para o desenvolvimento local e para a ampliação da participação das renováveis na matriz elétrica brasileira. Com a conclusão de sua expansão, reforçamos nosso protagonismo na transição energética de diferentes setores da economia e nosso compromisso com comunidades, clientes, parceiros de negócio e demais públicos com os quais nos relacionamos”, destaca o CEO da Elera Renováveis, André Flores.
Toda a energia gerada pela terceira fase do Complexo Solar Janaúba, bem como a das fases anteriores, já foi comercializada no ACL (Ambiente de Contratação Livre), com contratos com duração superior a 15 anos, firmados com diferentes clientes, na modalidade de autoprodução.
O processo de energização dos parques solares da etapa de ampliação de Janaúba foi iniciado no final de 2024, conectando o sistema fotovoltaico ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, no dia 1º de janeiro, teve início sua operação comercial.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.