O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, recebeu na última quinta-feira (08/01), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, para dar andamento aos projetos que miram no fornecimento de energia renovável por meio do hidrogênio de baixa emissão de carbono. Ao todo, o estado do Ceará já tem 33 memorandos de entendimento assinados que podem resultar na geração de mais de 15 GW de energia renovável.
Em diferentes estágios de maturidade, atualmente o Brasil conta com diversos projetos anunciados que utilizam a tecnologia. A capacidade total de geração pode chegar aos 57 GW de energia, com possíveis investimentos na ordem de US$ 60 bilhões.
Entre as iniciativas já protocoladas no MME que tenham como proposta o uso do hidrogênio, já são previstos R$ 212 bilhões em investimentos, com capacidade de geração 27,7 GW. No estado do Ceará destaca-se o Hub de Hidrogênio no Complexo do Pecém, que tem potencial de gerar 300.00 Toneladas/ano de hidrogênio de baixa emissão de carbono, com geração de 25 mil empregos.
O hidrogênio tem grande potencial na transição energética e na busca pela neutralidade de carbono até 2050 no Brasil, alinhado ao compromisso climático do Brasil no Acordo de Paris. Trata-se de uma tecnologia capaz de acelerar a oferta de energia limpa nas estruturas em que hoje os combustíveis fósseis ainda são necessários. Diversos países têm fomentado investimentos no hidrogênio de baixa emissão de carbono, e o Brasil tem um dos maiores potenciais de negócios nesta área.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.