O maior projeto solar e de armazenamento autorizado nos Estados Unidos tem um segredo. Além do tamanho recorde anunciado da planta, está uma segunda usina de energia “escondida”. Ela é impulsionada por duas das tendências de energia limpa mais importantes atualmente: painéis solares de baixo custo e tecnologia avançada de baterias.
Esta usina oculta compreende 2,4 GW de módulos solares e 7,2 GW de armazenamento de energia, todos alimentando uma interconexão de rede de 1,2 GW. Na prática, isso significa que o Projeto Solar Sunstone gerará significativamente mais eletricidade do que uma usina solar típica, armazenará o excesso em baterias e fornecerá à rede até tarde da noite.
De acordo com a Administração de Informações de Energia do Departamento de Energia dos EUA, a proporção média de módulos solares (capacidade CC) para dimensionamento do inversor e conexão à rede (capacidade CA) tem sido de cerca de 1,25:1 nos últimos anos. Para este projeto, também conhecido como “Relação CC-CA” ou “Relação Inversor-Carga”, o valor é 2:1.
Historicamente, os desenvolvedores de energia solar mantiveram a proporção CC-CA próxima a 1,25:1 para evitar “cortes”, onde a produção de eletricidade em dias ensolarados excede a capacidade do inversor e é efetivamente desperdiçada. O fabricante de baterias Fluence criou a imagem acima para ilustrar como o emparelhamento de baterias com uma usina solar de alta proporção CC para CA pode capturar essa eletricidade cortada para uso à noite.
Um dos benefícios exclusivos de adicionar módulos solares extras é que eles custam menos por unidade do que em uma planta padrão. Como os inversores, interconexão e várias despesas gerais já estão contabilizados, os custos adicionais são principalmente para estantes, módulos, conduítes, cobre e equipamentos de suporte. De acordo com a Fluence, estima-se que esses painéis extras custem cerca de 40% menos do que uma instalação convencional.
Para explorar a produção da usina Sunstone, a pv magazine USA usou a ferramenta de design solar Solesca para estimar quanto tempo levaria 2,4 GW de eletricidade solar para passar por uma interconexão de 1,2 GW. Modelamos uma usina solar de rastreamento de eixo único de 1,01 MW localizada no local da Sunstone em Oregon, que forneceria cerca de 1.743 MWh de eletricidade à rede anualmente.
Para continuar lendo, visite nosso portal pv magazine USA.
Destravando o mercado de armazenamento no Brasil
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.