A fabricante chinesa de módulos fotovoltaicos Trina Solar anunciou que alcançou uma eficiência de conversão de energia de 25,44% em um painel solar de heterojunção totalmente passivada (HJT) tipo N.
O CalLab do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar (Fraunhofer ISE) verificou independentemente o resultado, que é um recorde mundial para um painel solar de silício cristalino de grande área com estruturas de contato frontal e traseira.
Trina disse que essa conquista representa seu 30º recorde mundial em eficiência solar e estabelece uma nova referência para a indústria fotovoltaica. A empresa acrescentou que o resultado supera o recorde anterior de 25,40% dos módulos de contato traseiro (BC) da concorrente chinesa Longi.
O módulo foi desenvolvido no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia Fotovoltaica da Trina na China. Possui wafers de silício tipo N dopados com fósforo de grau industrial de 210 mm x 105 mm, combinando técnicas avançadas de passivação, tecnologia HJT traseira e processos de RF multifrequência. As principais inovações incluem estruturas de captura de luz, encapsulamento ultradenso e interconexões de baixa resistência, resultando em desempenho óptico e elétrico superior, de acordo com a empresa.
“Este recorde é uma prova de nosso foco implacável em pesquisa e inovação”, disse o CEO e presidente da Trina, Gao Jifan. “Continuaremos a investir no desenvolvimento de células e módulos de contato passivados para manter nossa liderança em tecnologia solar.”
A conquista ressalta o compromisso da Trina com a tecnologia HJT, que ganhou força como uma alternativa de alta eficiência às tecnologias tradicionais TOPCon e PERC. Nos últimos quatro meses, a Trina estabeleceu dois recordes mundiais para a eficiência das células TOPCon e um para as células HJT.
Em dezembro, alcançou um recorde mundial de eficiência de 27,08% para um dispositivo HJT totalmente passivado do tipo n e o Instituto de Pesquisa de Energia Solar em Hamelin (ISFH CalTEC) verificou o resultado. No início de outubro, anunciou uma eficiência de 25,9% para uma célula solar TOPCon industrial de grande área e, um mês depois, alcançou uma eficiência de 26,58% para a mesma tecnologia de célula, com ambos os resultados sendo certificados pelo ISFH CalTeC.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.