Rio sanciona lei para estimular energia solar em áreas de vulnerabilidade social

Share

O Governo do Estado do Rio de Janeiro deverá incentivar a instalação de painéis solares para a geração de energia fotovoltaica em áreas de vulnerabilidade social. A iniciativa é prevista pela Lei 10.654/25, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB), aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (7).

A nova lei complementa a Lei 7.122/15, que já instituía a Política de Incentivo ao Uso da Energia Solar no estado.

“A energia solar apresenta menor impacto ambiental, não gerando resíduos poluentes e nem gases causadores do efeito estufa, tratando-se de recurso limpo, ao contrário de usinas termelétricas, por exemplo, que produzem energia a partir do carvão mineral. Este tipo de energia não contribui para o aquecimento global, chuva ácida ou mistura de neblina e fumaça, como em outras formas de obtenção de energia”, explicou Rosenverg.

O Rio de Janeiro é um dos 13 estados brasileiros com mais de 1 GW de capacidade instalada de geração solar distribuída, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O território fluminense conta com 1,344 GW distribuídos em 141 mil sistemas. Só em 2024, o estado conectou 31 mil novos sistemas de GD solar, adicionando 305 MW de capacidade.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

GDSUN conclui energização de nova usina de GD em São Paulo
São Paulo renova isenção de ICMS para geração solar distribuída
07 janeiro 2025 Governo paulista estendeu benefício vigente até o final de 2026. Estado lidera as novas instalações de geração distribuída no Brasil desde 2023 e já a...