Startup espanhola implanta baterias em escala de utilidade feitas de dispositivos VEs usados

Share

Da pv magazine Global

A startup GDV Mobility, com sede em Alicante, lançou sua “megabateria” G-One na Cúpula Europeia de Baterias do Mediterrâneo, realizada no porto da cidade.

A GDV diz que seu sistema de 7 MW, montado a partir de baterias usadas de veículos elétricos (VEs), “se destaca por ser o [produto] mais barato, lucrativo e seguro no setor [de armazenamento estacionário de energia]”.

“As baterias remanufaturadas permitem uma redução significativa de custos sem sacrificar o desempenho, oferecendo uma alternativa mais econômica e ecológica”, disse o presidente-executivo da GDV, Germán Agulló.

A startup diz que o G-One é 40% a 60% mais barato do que um sistema convencional de armazenamento de energia de bateria estacionária.4

O produto conta com 484 módulos de baterias de 14 kW e um sistema modular de combate a incêndio baseado em inundação compartimentada que, em caso de incêndio no módulo, garante que o módulo seja isolado e extinto sem espalhando.

O dispositivo de óxido de lítio, níquel, manganês e cobalto (NMC) tem uma capacidade ótima de carga e descarga de 0,35 C (2,4 MW), mas pode atingir 2,5 C (17 MW), se necessário.

A GDV declarou: “Nossa megabateria é compatível com inversores com tensões operacionais que variam de 600 [V] a 1.500 V, integrados ao sistema de gerenciamento de bateria”. Além disso, o design modular garante uma instalação rápida, o dispositivo é fácil de conectar e conta com um sistema de fábrica pré-cabeado.

A fábrica de recondicionamento de baterias da startup produz seus produtos para vários setores, a GDV recicla dispositivos e recupera metais essenciais, e a empresa opera a maior fábrica de reparo de baterias de veículos elétricos da Europa. A Academia GDV oferece treinamento para o setor de mobilidade elétrica.

Para continuar lendo, visite nosso portal ESS News.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

GDSUN conclui energização de nova usina de GD em São Paulo
São Paulo renova isenção de ICMS para geração solar distribuída
07 janeiro 2025 Governo paulista estendeu benefício vigente até o final de 2026. Estado lidera as novas instalações de geração distribuída no Brasil desde 2023 e já a...