A IEA-PVPS pediu definições padronizadas de KPIs para sistemas fotovoltaicos operacionais para eliminar possíveis vieses.
O relatório Task 13, “Best practices guidelines for the use of economic and technical KPIs“, descreve cálculos e aplicações dos principais KPIs técnicos e contratuais para operações de sistemas fotovoltaicos.
Os KPIs são essenciais para avaliar os sistemas fotovoltaicos em eficiência operacional, viabilidade financeira e métricas de sustentabilidade, além de orientar a tomada de decisões eficazes, informou a IEA-PVPS. O relatório define KPIs comumente usados, descreve vantagens e desafios e critica sua aplicação e limitações.
A IEA-PVPS observou que os KPIs podem variar de acordo com o tamanho do projeto, mercado, localização e métodos de cálculo, o que pode causar impactos financeiros. A entidade alertou que os cálculos de KPI baseados em conjuntos de dados fortemente filtrados podem introduzir viés, potencialmente fazendo com que os proprietários de ativos ganhem ou percam receita injustamente. Para resolver isso, o IEA-PVPS pediu transparência e padronização nas definições de KPI para eliminar esses riscos.
O relatório também fornece orientação sobre a preparação e processamento de dados, o que a IEA-PVPS disse ser crucial para cálculos confiáveis de KPI. Observou a necessidade urgente de padronização e harmonização no tratamento de dados para permitir a tomada de decisões baseada em dados.
Um capítulo sobre gerenciamento de dados abrange as melhores práticas para determinação de KPI em tipos de dados, hardware e software, qualidade de dados, preparação e agregação. Outro capítulo discute as possibilidades de KPI além dos acordos contratuais e limites mínimos. A IEA-PVPS observou que os processos de avaliação avançaram e estão se tornando uma prática padrão para fornecer informações valiosas sobre os dados do sistema fotovoltaico.
O relatório acrescentou que técnicas avançadas de mapeamento usando dados de KPI permitem uma avaliação abrangente do desempenho fotovoltaico em todas as regiões, apoiando operações personalizadas e considerações de projeto em estágio inicial para novos projetos fotovoltaicos.
A IEA-PVPS disse que está coletando dados de desempenho do sistema fotovoltaico de grandes plataformas de análise de sistemas fotovoltaicos para calcular KPIs técnicos e interpretar os dados por meio de mapas geoespaciais.
“Essa abordagem servirá para expandir o conhecimento de locais específicos onde os dados estão disponíveis para locais onde os sistemas fotovoltaicos ainda não foram instalados”, disse a IEA-PVPS. “Este exercício será muito valioso para o projeto de novas usinas fotovoltaicas e para a adaptação de contratos de sistemas fotovoltaicos utilizando maior certeza nas estimativas de desempenho.”
Seu último relatório segue publicações sobre energia fotovoltaica integrada a edifícios e inversores de string, ambos divulgados no início deste mês.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.