A NASA publicou uma nova série de fotos da Grande Muralha Solar, um aglomerado gigante de projetos de energia fotovoltaica na Mongólia Interior, no Deserto de Kubuqi.
“Arenoso e quase desprovido de vida, o deserto de Kubuqi, na Mongólia Interior, já teve a reputação de ser um ‘mar da morte’. Mais recentemente, seus campos de dunas se tornaram um mar de possibilidades fotovoltaicas, transformadas por uma onda de painéis solares recém-instalados”, informou a NASA em um comunicado. “A construção faz parte do plano plurianual da China para construir uma grande muralha solar projetada para gerar energia suficiente para abastecer Pequim”.
A agência espacial dos EUA publicou uma imagem da área desértica antes da instalação dos painéis solares em 2017, juntamente com duas imagens mostrando a implantação atual. O China Daily informou que a região tinha cerca de 5,4 GW de capacidade solar instalada no final de agosto de 2024.
A capacidade operacional atual inclui uma instalação de 2 GW desenvolvida pela estatal China Three Gorges, que é a maior usina visível nas imagens. A State Power Investment Corp., por sua vez, construiu a Estação de Energia Solar Junma em forma de cavalo de 300 MW, que também é claramente visível nas imagens.
O local está projetado para atingir 100 GW de capacidade até 2030, abrangendo cerca de 400 km com uma largura média de 5 km.
“O clima ensolarado de Kubuqi, o terreno plano e a proximidade de centros industriais o tornam um local desejável para a geração de energia solar”, reltou a NASA. “Os painéis estão sendo instalados em uma longa e estreita faixa de dunas ao sul do Rio Amarelo, entre as cidades de Baotou e Bayannur.”
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.