MME seleciona 12 projetos de hubs de hidrogênio em sete estados brasileiros em chamada

Share

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou o resultado da seleção de projetos de hubs de hidrogênio de baixa emissão de carbono, voltados à descarbonização da indústria brasileira. Ao todo foram recebidas 70 propostas, com projetos de 20 estados em todas as regiões do Brasil. Desses, 12 projetos forma selecionados, nos estados da Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraná.

Vista como um dos principais mecanismos para catalisar o desenvolvimento de vocações regionais para a produção de hidrogênio, a estruturação de hubs tem como principal vantagem a integração de infraestruturas necessárias para a viabilização das etapas de produção, armazenagem, transporte e de consumo.

As propostas incluíram hidrogênio produzido a partir da eletrólise da eólica, solar, etanol, biomassa e outras fontes. A quantidade de hidrogênio produzida por projeto variou de 1 mil a 350 mil toneladas por ano.

A equipe técnica do MME levou em consideração aspectos técnicos, financeiros, e de potencial do projeto de hub, que incluíram o volume de hidrogênio produzido e o uso industrial do hidrogênio a ser produzido, com foco em descarbonização. Também foram levadas em conta a localização do projeto – se em polo industrial ou zona portuária, a indicação de comprador, ações de P&D, aspectos ambientais e a quantidade parceiros envolvidos na proposta.

As propostas selecionadas nesta etapa serão convidadas a participar da próxima fase do processo, que consistirá em apresentar detalhadamente os projetos e como os recursos do fundo internacional CIF Industry Decarbonization poderão ser alocados para apoiar a sua viabilidade. As propostas de projeto melhor avaliadas poderão concorrer ao recurso do CIF-ID, no qual o Brasil está participando sob coordenação da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAIN) do Ministério da Fazenda, com participação do MME e MDIC.

Veja a classificação dos projetos selecionados:

Ranking Nome da proposta Empresa líder Estado Nota final
1 Projeto H2Orizonte Verde Grupo CSN RJ 87,80%
2 DRHy EDP Renováveis Brasil CE 86,73%
3 HU8 de H2V de Camaçari Neoenergia BA 82,66%
4 Uberaba Green Fertilizer (UGF) Atlas Agro Brasil Fertilizantes MG 81,51%
5 Hub de Hidrogênio — São Paulo Petrobras SP 80,48%
6 Hub H2 Açu Prumo Logística RJ 76,98%
7 B2H2 Copel GET PR 67,08%
8 H2AL BRUK Solatio Holding Gestão de
Projetos Solares
SP 66,15%
9 Hub de H2V de Cubatão Eletrobras SP 65,42%
10 Hub de Hidrogênio e Amônia em MG Cemig Geração e
Transmissão
MG 62,71%
11 Projeto H2V Ecohydrogen Energy BA 61,86%
12 HUB Suape TE SUAPE Complexo Industrial Portuário PE 60,33%

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Bombeamento de água subterrânea no deserto com energia fotovoltaica e eólica
24 dezembro 2024 Cientistas projetaram um sistema que combina painéis solares, turbinas eólicas e armazenamento de bateria para operar sistemas de bombeamento de água...