Pesquisadores da Universidade Isra na Jordânia estudaram a viabilidade de um sistema de bombeamento de água alimentado por energia solar e eólica. No deserto da Jordânia, a água superficial limitada força as comunidades a depender de fontes subterrâneas para irrigação agrícola, água para gado e uso residencial. A maioria dos sistemas autônomos de bombeamento de água (WPS) na região atualmente funcionam com motores à combustão.
“Determinar a viabilidade de vários cenários de sistema de energia renovável híbrido (HRES) para alimentar o WPS é uma etapa importante que pode gerar benefícios técnicos e financeiros significativos”, disse a equipe. “Além disso, nenhuma pesquisa especial foi feita para avaliar a viabilidade de integrar sistemas de energia renovável totalmente híbridos no WPS da Jordânia em áreas áridas e isoladas do deserto.”
O estudo de caso se concentrou no consumo do WPS Al-Mudawwara. Al-Mudawwara é uma pequena vila no leste da Jordânia, perto da fronteira com a Arábia Saudita. A temperatura varia de 4 °C a 36,7 °C durante todo o ano, com radiação solar mensal média variando de 3,79 kWh/m2/dia em dezembro a 8,54 kWh/m2/dia em junho. A velocidade média mensal do vento varia de 6,29 m/s em outubro a 9,15 m/s em junho.
O WPS atualmente funciona com diesel, com demandas diárias de 40,71 kWh e um pico de 8,48 kW. Para avaliá-lo, um HERS foi simulado no software HOMER em diferentes cenários. O primeiro cenário incluiu um gerador a diesel (DG) com uma bateria de armazenamento (SB), o segundo apresentou PV e SB, o terceiro combinou PV, DG e SB, e o quarto incluiu uma turbina eólica (WT), DG e SB. O cenário final usou PV, WT e SB.
Em todos os cenários, o PV era monocristalino, 315 W e 19% eficiente. A potência nominal da turbina eólica era de 10 kW, e as baterias tinham capacidade de 3.000 Ah. O sistema inversor tinha potência nominal de 5 kW, com alternador de 12,5 kW. O sistema foi otimizado para determinar o menor custo por quilowatt-hora de energia produzida.
O sistema ótimo incluiu 33 painéis solares, totalizando 10,18 kW, uma turbina eólica de 10 kW, oito baterias e três inversores.
“O custo de energia (CoE) deste sistema é de $ 0,241/kWh, seu período de retorno é de 6,67 anos e seu custo líquido presente (NPC) é de $ 59,611. A implementação do cenário selecionado levou à eliminação de todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE), incluindo dióxido de carbono. A taxa de desconto nominal de 6,5% é apropriada para reduzir o NPC e o CoE, de acordo com a análise de sensibilidade. O CoE obtido está dentro da faixa típica para a região MENA. Além disso, o CoE unitário produzido por HRESs de US$ 0,241/kWh está dentro da faixa média.”
Eles apresentaram seus resultados em “A feasibility study of combining solar/wind energy to power a water pumping system in Jordan’s Desert/Al-Mudawwara village”, que foi publicado recentemente em Indicadores Ambientais e de Sustentabilidade.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.