Universidade australiana testa sistema agrovoltaico de 20 kW em vinhedo

Share

Da pv magazine Global

A Greenwood, uma empresa australiana de engenharia, aquisição e construção (EPC) solar, instalou 48 painéis solares no vinhedo Dookie Campus da Universidade de Melbourne, 216 km a nordeste de Melbourne.

O sistema solar de 20 kW possui painéis de 440 W, cobrindo cerca de 270 m² de vinha. Desenvolvido em parceria com a Greenwood e a empresa de engenharia Enhar, com sede em Victoria, o projeto solar Dookie visa estudar os benefícios da integração fotovoltaica com a viticultura.

Financiado pela AgriFutures, o estudo do sistema promete fornecer insights para as indústrias agrícola e de energia no contexto das condições ambientais distintas da Austrália. O chefe de educação da Greenwood, Veli Markovic, disse que o sistema Dookie é apenas o começo do movimento agrisolar da Austrália.

Sabine Tausz-Posch, professora sênior de agricultura e ciências alimentares da Universidade de Melbourne, disse que a universidade está usando a instalação agrovoltaica como modelo de como a agricultura pode se adaptar às mudanças climáticas.

“Para mim, o aspecto mais empolgante deste projeto é que combinamos um sistema de produção agrícola com a produção de eletricidade na mesma área de terra, aumentando a eficiência do uso da terra”, disse Tausz-Posch. “Ao mesmo tempo, isso também significa que talvez ajudemos nossas plantações a lidar com esses ambientes em mudança, protegê-los de alguns dos estresses climáticos e talvez economizar um pouco de água ao mesmo tempo, o que é uma hipótese subjacente à pesquisa agrovoltaica, e podemos até ajudar os painéis a serem mais eficientes.”

A Greenwood afirmou que a tecnologia agrovoltaica pode permitir um uso mais sustentável da terra na Austrália e, em cenários apropriados, é uma solução simples para agricultores, geradores de energia e indústrias agrícolas e de energia do país.

O sistema em Dookie é agora um dos dois projetos agrovoltaicos oficialmente reconhecidos na Austrália, sendo o outro na Tatura Smart Farm, também em Victoria, onde a pesquisa agrovoltaica está investigando o uso simultâneo da terra para energia e produção agrícola, testando a configuração de painéis solares em um pomar de peras de alta densidade.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Sungrow anuncia soluções integradas de BESS e opções de armazenamento plug and play para consumidores
17 dezembro 2024 O aumento da carga nacional e o crescimento de fontes intermitentes na matriz energética são alguns dos desafios enfrentados pelo setor elétrico, mas...