Solar e armazenamento de 2 GW/11 GWh no Chile avança para conclusão da primeira fase

Share

Da pv magazine Global

A produtora independente de energia espanhola Grenergy anunciou que 105 baterias BYD chegaram ao porto chileno de Iquique para concluir a primeira fase do projeto solar e de armazenamento Oasis de Atacama.

O cargueiro Chipol Guangan, vindo de Dachan, na China, atracou após uma viagem de 42 dias com 105 contêineres a bordo, contendo 1.050 módulos MC Cube ESS com capacidade total de armazenamento de 0,6 GWh, diz a Grenergy.

Esta remessa de baterias faz parte do acordo estratégico assinado em janeiro deste ano com a BYD para o fornecimento de 1,1 GWh de armazenamento em larga escala através de 2.136 módulos Blade de seu modelo MC Cube ESS.

O projeto Oasis de Atacama deverá ter uma capacidade total de armazenamento de 11 GWh e 2 GW de geração fotovoltaica. Está estruturado em sete fases que produzirão cerca de 5,5 TWh de energia anualmente.

A Grenergy informa que as baterias correspondentes à terceira fase do projeto, que fazem parte de um extensão do acordo com a BYD, estão sendo fabricados e devem chegar ao canteiro de obras durante o primeiro semestre de 2025.

Em outubro passado, foi assinado um acordo estratégico com a CATL para fornecer baterias para a fase quatro do projeto (1,25 GWh).

A Grenergy já concordou em vender energia das quatro primeiras fases e o restante está em estágio avançado de negociação, diz a empresa, com novos acordos previstos para serem alcançados nos próximos meses.

O projeto, com um investimento global de US$ 2,3 bilhões, começou a construção em novembro de 2023. A primeira fase está programada para ser conectada até o final de 2024 e as novas fases devem ser concluídas em 2025.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Sungrow anuncia soluções integradas de BESS e opções de armazenamento plug and play para consumidores
17 dezembro 2024 O aumento da carga nacional e o crescimento de fontes intermitentes na matriz energética são alguns dos desafios enfrentados pelo setor elétrico, mas...