A produtora independente de energia espanhola Grenergy anunciou que 105 baterias BYD chegaram ao porto chileno de Iquique para concluir a primeira fase do projeto solar e de armazenamento Oasis de Atacama.
O cargueiro Chipol Guangan, vindo de Dachan, na China, atracou após uma viagem de 42 dias com 105 contêineres a bordo, contendo 1.050 módulos MC Cube ESS com capacidade total de armazenamento de 0,6 GWh, diz a Grenergy.
Esta remessa de baterias faz parte do acordo estratégico assinado em janeiro deste ano com a BYD para o fornecimento de 1,1 GWh de armazenamento em larga escala através de 2.136 módulos Blade de seu modelo MC Cube ESS.
O projeto Oasis de Atacama deverá ter uma capacidade total de armazenamento de 11 GWh e 2 GW de geração fotovoltaica. Está estruturado em sete fases que produzirão cerca de 5,5 TWh de energia anualmente.
A Grenergy informa que as baterias correspondentes à terceira fase do projeto, que fazem parte de um extensão do acordo com a BYD, estão sendo fabricados e devem chegar ao canteiro de obras durante o primeiro semestre de 2025.
Em outubro passado, foi assinado um acordo estratégico com a CATL para fornecer baterias para a fase quatro do projeto (1,25 GWh).
A Grenergy já concordou em vender energia das quatro primeiras fases e o restante está em estágio avançado de negociação, diz a empresa, com novos acordos previstos para serem alcançados nos próximos meses.
O projeto, com um investimento global de US$ 2,3 bilhões, começou a construção em novembro de 2023. A primeira fase está programada para ser conectada até o final de 2024 e as novas fases devem ser concluídas em 2025.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.