A Evolua Energia anunciou a energização de duas usinas de geração compartilhada em Irecê, Bahia. Realizado em parceria com a Trinity Energias Renováveis, uma das principais comercializadoras do país, o projeto conta com duas usinas, cada uma com capacidade instalada de 1 MW. A iniciativa busca ampliar o acesso à energia limpa na região, atendendo à área de concessão da Neoenergia Coelba, distribuidora responsável pela eletricidade no estado. O investimento total nas unidades foi de R$ 11,6 milhões e o projeto já gerou diretamente 50 postos de trabalho.
Segundo João Sanches, CEO da Trinity, esta parceria faz parte do projeto de expansão da empresa no Nordeste do país que possui um custo médio de energia elevado, apesar da alta radiação solar. “O Nordeste possui uma das maiores incidências solares do mundo, e deve aproveitar esse benefício do clima. Além disso, a população pode ter acesso a contas de energia mais baratas. Nossa atuação será cada vez mais intensa na região”, destaca o executivo.
Ao operar no modelo de geração compartilhada, as usinas possibilitam que consumidores locais, sem necessidade de adquirir sistemas próprios, se beneficiem da energia solar. A energia gerada será direcionada exclusivamente aos clientes da Neoenergia Coelba, trazendo potencial de economia na conta de luz para os participantes e incentivando a adesão a uma fonte energética sustentável.
Para Tarcísio Neves, CEO da Evolua, a ativação das usinas em Irecê marca um avanço significativo na democratização do acesso a fontes renováveis de energia. “Esse projeto não apenas facilita o acesso de mais brasileiros a uma fonte limpa e economicamente viável, mas também contribui diretamente para a geração de empregos locais e para o desenvolvimento sustentável da região’’, conclui.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.