O Brasil já adicionou pelo menos 13 GW de capacidade instalada de geração solar fotovoltaica em 2024, superando o volume atingido em 2023, que ficou em 12,393 GW, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A geração centralizada continuou crescendo, acrescentando 5,442 GW em 2024 — incluindo 169 MW que devem entrar em operação em dezembro — contra 4,021 GW em 2023.
Já a geração distribuída acrescentou 7,5 GW em 2024, contra 8,371 GW em 2023. Apesar disso, os números de novas instalações de 2024 ainda devem ser atualizados, uma vez que existe uma defasagem, estimada pelo mercado em torno de dois meses, entre a conexão de novos sistemas e os dados públicos da Aneel.
É o terceiro ano em que o Brasil supera o patamar de 10 GW de nova capacidade instalada, mas desde 2023 não há um crescimento expressivo. Em 2022, foram adicionados 10,6 GW, um crescimento de 70% em relação aos 5,9 GW de 2021.
A geração distribuída vem se mantendo no patamar de aproximadamente 8 GW desde 2022, e enfrenta a crescente alegação de inversão de fluxo de potência e recusa de pedidos de conexão por parte das distribuidoras de energia. A geração centralizada continua crescendo, impulsionada pelos contratos no mercado livre, mas projetos em estudo e programados para o próximo ano podem ser ameaçados pelo aumento do imposto de importação de módulos fotovoltaicos. A Absolar avalia que o aumento do imposto de importação sobre módulos fotovoltaicos, de 9,6% para 25%, ameaça 25 GW de projetos de geração centralizada planejados para entrar em operação até 2026.
Outro indicador importante de crescimento de mercado, o volume de importações de módulos fotovoltaicos também deve aumentar em 2024. A Greener estima que o país importou mais de 16 GW de módulos fotovoltaicos até setembro de 2024 — em 2023 de janeiro a dezembro, foram 17,5 GW.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.