À medida que a ascensão da energia solar em telhados continua a remodelar os sistemas de energia da Austrália, o operador do mercado, a AEMO, pediu que estruturas regulatórias de apoio de emergência estejam em vigor em todos os estados do continente até o final de 2025. A empresa almeja gerenciar a energia das mais de 4 milhões de instalações fotovoltaicas em telhados do país.
A AEMO informouse que a energia solar no telhado já está fornecendo mais da metade da demanda de eletricidade do país às vezes, e isso deve crescer para cerca de 90% nos próximos anos. Esse crescimento instituiu desafios de instabilidade da rede durante períodos de baixa demanda e a AEMO disse que ações devem ser tomadas para manter o equilíbrio entre oferta e demanda.
Em um relatório recém-publicado, “Supporting secure operation with high levels of distributed resources“, a AEMO afirmou que são necessários mecanismos de proteção para garantir que a energia solar no telhado possa ser desligada remotamente ou desconectada para gerenciar a segurança do sistema. Isso é semelhante aos recursos normalmente exigidos de qualquer gerador de grande escala.
Michael Gatt, gerente geral executivo de operações da AEMO, disse que o operador do mercado não quer controlar diretamente a energia solar do telhado das pessoas, mas observou que, em “raras circunstâncias”, pode ser necessário tomar medidas para proteger a rede.
“Estamos cientes de que as altas contribuições da energia solar no telhado coincidindo com certas condições do sistema precisam ser cuidadosamente gerenciadas para garantir a confiabilidade da eletricidade e a segurança da rede enquanto gerenciamos os riscos do sistema de energia”, declarou. “Por vários anos, a AEMO sinalizou esses riscos emergentes e, com o apoio de governos estaduais e operadoras de rede, está desenvolvendo soluções de emergência apropriadas. Essas ações ajudam a manter o sistema de energia seguro, ao mesmo tempo em que permitem o crescimento de instalações solares em telhados.”
Os programas de gerenciamento solar em telhados já estão ativos no sul da Austrália, Queensland, Victoria e Austrália Ocidental, mas a AEMO disse que, para manter a segurança do sistema, todos os estados do continente precisam de recursos de apoio de emergência operacionalmente eficazes “o mais rápido possível”.
Isso incluiria estender a aplicação de backstop a todos os sistemas fotovoltaicos distribuídos em Queensland, implementar esse mecanismo em Nova Gales do Sul e no Território da Capital Australiana e implementar regimes eficazes de monitoramento e fiscalização para aumentar a conformidade em todos os estados.
A AEMO relatouque o gerenciamento remoto da energia solar no telhado seria usado apenas como último recurso e que tem outras ações operacionais disponíveis para manter a segurança do sistema. Essas outras medidas incluem restringir a geração em escala de rede, aumentar a demanda direcionando grandes consumidores para o serviço e investir em novos ativos, como condensadores síncronos.
A AEMO também apontou para a capacidade de armazenamento de energia da bateria e sua capacidade de “mover energia de períodos diurnos para outros períodos” para ajudar a gerenciar o impacto da energia solar no telhado na rede. O operador do mercado afirmou que essa capacidade é muito limitada no momento, mas provavelmente aumentará devido ao aumento do investimento em tecnologias de armazenamento e por meio da coordenação de baterias domésticas.
Gatt disse que, depois que todas essas ações forem esgotadas, o gerenciamento temporário de energia solar em telhados por operadoras de rede sob programas de gerenciamento solar do governo estadual ainda pode ser necessário, “embora esperemos que isso ocorra apenas em circunstâncias muito raras”.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.