Hospital em Salvador recebe sistema de 850 kWp da Neoenergia

Share

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) foram contempladas com a instalação de novos sistemas de geração e armazenamento de energia solar. Os equipamentos, instalados no Hospital Santo Antônio, em Salvador, foram doados pela Neoenergia Coelba a partir de um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões, viabilizado pelo Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A nova usina solar fotovoltaica tem capacidade de geração de 850 kWp e um moderno sistema integrado poderá armazenar 1.800 kWh/dia. Os equipamentos são fruto de um Termo de Cooperação firmado em 2023. A usina suprirá aproximadamente 15% do consumo total de energia do hospital, enquanto o sistema de armazenamento atenderá a 70% da demanda no horário de pico, reduzindo significativamente os custos com energia no período de maior tarifa, das 18h às 21h.

Com o projeto, a instituição hospitalar terá uma economia estimada de 1.050 megawatts-hora (MWh) por ano, além de uma redução de 600 quilowatts (kW) na demanda durante o horário de pico, resultando em uma economia anual de R$ 1,4 milhão nas despesas com energia elétrica.

“Este projeto materializa nossos esforços em trazer inovação e sustentabilidade para uma instituição que realiza um trabalho essencial para os baianos. Estamos promovendo eficiência energética e, ao mesmo tempo, possibilitando que os recursos economizados sejam direcionados a ampliar o atendimento de milhares de pessoas”, afirma o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth.

A OSID também é responsável pela realização de 5,6 milhões de procedimentos ambulatoriais anualmente, sendo dois milhões realizados apenas na sede, em Salvador. Entre os beneficiados estão idosos, pacientes oncológicos, pessoas com deficiência e deformidades craniofaciais, pessoas em situação de rua, usuários de substâncias psicoativas, além de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“A nova usina solar e o sistema de armazenamento de energia que hoje inauguramos no Hospital Santo Antônio, coração da OSID, traduzem o compromisso dessa parceria com a sustentabilidade ambiental e social. Essa iniciativa possibilitará que as Obras Sociais Irmã Dulce, através da redução nos custos com energia elétrica, apliquem essa mesma economia na manutenção dos serviços prestados à população, em especial aos mais necessitados”, finaliza a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes.

O sistema de geração instalado opera no modelo zero grid, o que significa que não pode injetar energia na rede da Neoenergia Coelba. Para viabilizar o projeto, a distribuidora contou com o apoio do Projeto Sistemas de Energia do Futuro, uma parceria do Ministério de Minas e Energia (MME) e o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Greener aponta oportunidades em novos serviços para além da instalação fotovoltaica
03 dezembro 2024 Até 30% de economia no ACL e 1,4 milhão de VEs previstos até 2030 são algumas das oportunidades listadas pela consultoria como chances para os integra...