O Brasil alcançou um marco histórico na produção de energia renovável em novembro, com 34 gigawatts (GW) de energia gerados no modelo de geração distribuída (GD). Grande parte dessa energia vem de painéis solares instalados em casas, comércios e propriedades rurais, consolidando o país como um dos líderes globais em geração própria de eletricidade.
“A GD reduz as emissões de gases de efeito estufa, fortalece o combate às mudanças climáticas e dá mais independência energética aos consumidores, além de aliviar a pressão sobre o sistema elétrico”, explica o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista.
Segundo a entidade, os 34 GW gerados evitam a emissão de 30,6 milhões de toneladas de CO₂ por ano. Isso ocorre porque fontes como a solar não produzem gases poluentes, ao contrário de combustíveis fósseis. “A GD tem impacto direto na qualidade do ar, no combate ao aquecimento global e na promoção de um futuro mais sustentável”, reforça Evangelista.
Residências lideram a produção de energia limpa, representando 48,5% do total gerado. Comércio (28,8%), áreas rurais (14,04%) e indústrias (7,3%) também contribuem de forma significativa. Os estados de São Paulo (4,8 GW), Minas Gerais (4,3 GW) e Rio Grande do Sul (3,1 GW) estão no topo do ranking em capacidade instalada, impulsionados por políticas locais e pelo interesse crescente dos consumidores.
“A expansão da GD descentraliza a geração de energia e garante que os benefícios cheguem a cada vez mais brasileiros”, afirma Evangelista.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.