Instalação do Dia: Instituto do agronegócio no Maranhão reduz conta de luz em 76% com solução DAH Solar

Share

No Maranhão, o Instituto de Suporte ao Agro (INSUMO) é um exemplo de sucesso ao adotar a solução plug and play da DAH Solar. Em operação desde setembro de 2023, a usina fotovoltaica do INSUMO garante fornecimento da energia necessária para manter os equipamentos de informática e sistema de climatização, com economia significativa nas despesas.

Com 30 painéis solares full screen — modelo sem borda patenteado pela DAH Solar —, o sistema possui potência de 16,65 kW e capacidade para gerar mais de 2.200 kWh/mês. Além de evitar o acúmulo de sujeira, permitindo maior eficiência na captação de luz, os painéis são projetados com vidro mais resistente para resistir a impactos e ao calor, ideal para o clima de São Luís, capital do estado.

A sede do INSUMO é uma referência para o setor agropecuário em São Luís. “A conta de luz que antes era de 2,5 mil mensais caiu para 600 reais, uma redução de 76%.  Nossa escolha pelo sistema solar reflete nosso compromisso com os pilares ESG e com melhores condições para nossa equipe e nossos parceiros”, afirma o presidente do Instituto, Émerson Macêdo Galvão.

A Solar Unit da DAH Solar integra painéis solares com os microinversores da marca, possibilitando a instalação de uma usina fotovoltaica de forma rápida e prática. Além disso, o sistema permite o monitoramento em tempo real da energia gerada, com ajuste da produção conforme a necessidade do usuário.

Outro diferencial é o design das células tripartidas, que reduz a corrente contínua (CC) de entrada, aumentando a segurança da instalação e minimizando perdas de energia. A configuração com três módulos também oferece maior flexibilidade, facilitando o aproveitamento de espaços em telhados com áreas de sombra ou diferentes inclinações, conforme explica Marcelino Reis, engenheiro eletricista da ESB Solar, responsável pelo projeto. “Conseguimos aproveitar melhor o espaço em telhados com várias quedas d’água de chuva, para limpeza dos painéis, e áreas de sombra”, afirma

A solução ainda possui o recurso ECU (Energy Communication Unit), que ajusta a geração de energia à demanda do usuário, seja para armazenamento em baterias, seja para evitar a tarifação sobre excedentes pela Lei 14.300. Com saídas tanto para correntes contínuas e alternadas, o sistema dispensa cabeamentos adicionais e acessórios, reduzindo ainda mais os custos e prazos de instalação.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Governo anuncia R$ 820 milhões para sistemas isolados na Amazônia
22 novembro 2024 Investimentos incluem um leilão de sistemas isolados (Sisol) a ser realizado em maio de 2025, com investimentos estimados em R$ 452 milhões, que deve...