A Finep assinou contrato de apoio para a Aeris, empresa especializada na fabricação de componentes para a indústria eólica, que irá desenvolver e certificar a primeira carreta de cilindros de gás para armazenamento e transporte de gás natural, biometano e hidrogênio com tecnologia nacional. Serão aportados R$ 14,99 milhões em recursos de recursos FNDCT de subvenção econômica para a empresa. A Aeris aportará mais R$ 15,5 milhões como contrapartida.
Os cilindros, desenvolvidos a partir de carbono, deverão ter capacidade de armazenamento 120% maior e peso até 50% menor que os cilindros de aço, atualmente utilizados no país, contribuindo assim com a difusão do biometano e hidrogênio no pais, e, consequentemente, com a transição energética.
A Aeris contará com a parceria do Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF) da Universidade Federal do Ceará no projeto, além de mobilizar empresas parceiras para o projeto. O sucesso do projeto permitirá a abertura de novos mercados para a empresa e permitirá a expansão das atividades da empresa para outros segmentos.
Para o Presidente da Finep, Celso Pansera, a Aeris assume um papel de destaque no cenário internacional: “o Brasil só tem a ganhar com esse projeto. A Aeris é uma empresa de excelência que desenvolve tecnologias no Nordeste, gerando patentes e empregos. Além disso, contribui para o objetivo maior do Governo Federal, que é consolidar a liderança global no incentivo à transição energética e a descarbonização”.
Fundada em 2010 na cidade de Caucaia (Ceará), a Aeris gera mais de 4.500 empregos diretos. É a maior fabricante de pás para aerogeradores da América Latina e exporta para diversos países, tais como Estados Unidos da América e Alemanha.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.