O aumento do Imposto de Importação (II) de módulos fotovoltaicos de 9,6% para 25% deve resultar em um aumento de mais de 8% no Capex de projetos de Geração Centralizada, segundo a consultoria Greener. O aumento do II foi definido por meio da Resolução Gecex nº 666, de 12 de novembro de 2024, do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior.
Importadoras de módulos serão isentas desta alíquota por meio de uma cota da ordem de US$ 1.014.790.000 até o dia 30 junho de 2025 ou enquanto durar o saldo. De acordo com a Greener, o valor remanescente, porém, gira em torno de US$ 500 milhões. Até o fim de setembro, o Brasil já havia importado mais de 16 GW de módulos fotovoltaicos em 2024. As importações são responsáveis por abastecer em torno de 95% do mercado.
Além disso, os ativos de geração distribuída enfrentam o desafio de rentabilidade diante do cenário de preços no mercado de energia e uma percepção de riscos mais elevados dadas as incertezas trazidas pelos casos de curtailment e restrições de conexão.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.