Solar21 aposta em tecnologia e Inteligência Artificial para franqueados

Share

Uma das pioneiras na oferta do modelo solar-as-a-service no país, a Solar21 vem apostando na integração da tecnologia e eficiência com inteligência artificial (IA) para criar soluções que simplificam processos, democratizam o acesso à energia solar e garantem alto desempenho dos sistemas fotovoltaicos que comercializa. Atualmente, a empresa disponibiliza quatro plataformas, desenhadas para atender a diferentes públicos, como clientes finais, franqueados, técnicos de campo e parceiros de negócios.

“Quando olhava para os Estados Unidos, via mais de um milhão de sistemas instalados e me perguntava ‘por que ainda não temos isso no Brasil, sendo que temos um potencial de crescimento tão grande?’”, comenta o Chief Technology Officer (CTO, ou diretor de tecnologia), da Solar21, Rafael Magossi. Essa observação foi o ponto de partida para a criação de uma abordagem inovadora no setor, fundamentada no modelo de leasing. “Entendemos que o modelo de negócio era o principal fator de sucesso lá fora, e foi isso que trouxemos para cá”, disse o executivo à pv magazine.

Tecnologia para o cliente final, franqueados e parceiros

Rafael Magossi é o CTO da Solar21

Imagem: Solar21

Embora o foco seja a energia solar, a Solar21 se posiciona como uma empresa de tecnologia. “Desenvolvemos plataformas que atendem a todas as necessidades, tanto dos nossos franqueados quanto dos técnicos e parceiros. Hoje, temos aplicativos disponíveis na Apple Store e na Google Play Store que facilitam desde o monitoramento do sistema até o acompanhamento de programas de recompensas para nossos parceiros”, explica o executivo

O aplicativo para clientes finais, por exemplo, vai além do básico ao informar dados como impacto ambiental, economia gerada e até mesmo a necessidade de manutenção. Magossi explica que o sistema é capaz de detectar, por exemplo, o nível de sujeira nos painéis e indicar o momento ideal para limpeza. A tecnologia cruza informações meteorológicas, desempenho do sistema e dados de campo para fornecer diagnósticos precisos. Tudo isso ajuda o cliente a ter tranquilidade e a certeza de que seu sistema está funcionando como deveria.

Já para os franqueados, a Solar21 oferece uma plataforma completa de Customer Relationship Management (CRM) que não apenas automatiza fluxos de trabalho, mas também acelera significativamente o processo de vendas. “Nosso ciclo médio de venda é de 12 dias, bem abaixo do mercado. E, em muitos casos, o cliente pode fechar o contrato no mesmo dia, porque toda a jornada é 100% digital,” aponta o CTO.

A busca por recursos e a expansão do modelo de negócio

A implementação do modelo solar-as-a-service demandou capital intensivo, e a Solar21 enfrentou esse desafio com criatividade e visão estratégica. Segundo Magossi, a empresa começou com investidores-anjo e, à medida que a companhia crescia, realizamos rodadas de investimento. Em 2022, a Solar21 captou R$ 20 milhões em green bonds com o apoio da Augme Capital

Além disso, a Solar21 integrou tecnologias que simplificam a gestão e o acompanhamento de sistemas fotovoltaicos. “A energia solar pode ser tão burocrática quanto comprar um carro, mas muito mais desconhecida para a maioria das pessoas. Criamos ferramentas que concentram todas as informações necessárias, tornando o processo intuitivo tanto para o cliente quanto para os técnicos. Garantimos que o cliente saiba exatamente como está o desempenho do sistema, se há necessidade de manutenção ou ajustes, e tudo isso de forma simples”, destaca o CTO.

Expansão para armazenamento de energia

Com o aumento da demanda por sistemas híbridos e off-grid, especialmente após apagões recentes no Brasil, a Solar21 está desenvolvendo soluções integradas para armazenamento de energia. “Estamos no caminho de lançar um produto que combina nosso modelo de serviço com baterias. Isso permitirá oferecer tranquilidade e sustentabilidade para clientes residenciais, comerciais e industriais, adaptando a solução às necessidades específicas de cada um”, revela Magossi.

Apesar dos desafios tecnológicos do mercado brasileiro, como variações de tensão entre regiões, o executivo vê o futuro com otimismo. “Os fabricantes estão avançando e a demanda cresce a cada dia. O armazenamento faz muito sentido em aplicações como condomínios, onde pode complementar áreas comuns e reduzir o impacto ambiental de geradores a diesel.”

A combinação de tecnologia avançada, monitoramento contínuo e uma abordagem centrada no cliente permite à Solar21 oferecer um serviço diferenciado. “O que buscamos é simplificar o complexo. Seja para quem opta pelo leasing ou pela compra do sistema, garantimos que tudo funcione da melhor forma possível, com notificações e suporte ativo. Estamos democratizando a energia solar no Brasil, oferecendo soluções que atendem desde grandes empresas até indivíduos que antes não teriam acesso a essa tecnologia,” conclui o executivo.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

primeiro sistema fotovoltaico do Brasil
Com 26 anos em operação, o primeiro sistema fotovoltaico do Brasil
16 novembro 2023 Instalado na UFSC pelo professor Ricardo Rüther, atualmente coordenador do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da universidade, o sistema c...