Segunda maior usina solar do mundo entra em operação na China

Share

Da pv magazine Global

A CHN Energy da China  energizou a Usina Solar Mengxi Lanhai de 3 GW, o maior projeto de energia solar em um único local na China e o segundo maior do mundo.

O projeto em Ordos, na Mongólia Interior, é uma parte fundamental da iniciativa “Transmissão de Energia Oeste-Leste” da China e deve gerar 5,7 TWh por ano, abastecendo cerca de 2 milhões de residências.

A CHN Energy conectou a instalação à rede após 14 meses de construção. O projeto de US $ 1,6 bilhão abrange 70 quilômetros quadrados e possui mais de 5,9 milhões de painéis solares. Também inclui duas estações de coleta de 500 kV, oito subestações de 220 kV e linhas de transmissão que enviam energia para o leste para as regiões costeiras por meio de uma linha de ultra-alta tensão de 800 kV.

O projeto foi financiado pela China Guodian, uma subsidiária listada da CHN Energy, e construído pela Power China. Foi construído em terrenos anteriormente afetados pela subsidência — afundamento do solo — da mineração de carvão, exigindo construção especializada. Os sistemas de montagem flexíveis com postes telescópicos acomodam deslocamentos de solo, garantindo o alinhamento ideal do painel.

O projeto também conta com braços robóticos para pré-montagem, aumentando a eficiência em 25%. Estações de ancoragem de drones e robôs de limpeza inteligentes ajudam a manter o desempenho da fábrica, automatizando inspeções e limpeza de painéis.

A maior usina fotovoltaica operacional do mundo atualmente é a fazenda fotovoltaica Midong de 3,5 GW em Urumqi, na região chinesa de Xinjiang.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...