Pernambuco alcança 1 GW de potência instalada em geração distribuída

Share

Pernambuco alcançou a marca de 1 GW em capacidade de geração própria de energia elétrica, também conhecida como Geração Distribuída (GD), tornando-se o terceiro estado do Nordeste a atingir esse feito. O estado se junta agora à Bahia, que possui 1,2 GW, e ao Ceará, com 1,13 GW.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Evangelista, essa conquista destaca o quanto a modalidade de geração própria de energia tem ganhado a adesão da população, especialmente em municípios como Petrolina, Recife e Caruaru, que possuem um grande número de Unidades Consumidoras (UCs) em suas regiões.

“A marca de 1 GW alcançada por Pernambuco reflete o crescente interesse pela Geração Distribuída, que tem ganhado cada vez mais adesão da população nordestina. Esse avanço comprova o grande potencial da energia solar e de outras fontes alternativas, consolidando-as como soluções viáveis e sustentáveis para o futuro energético do estado e de toda a região Nordeste”, destaca Evangelista.

Em Pernambuco, a classe de consumo residencial se destaca entre as demais, representando 58% do consumo total da população local. Em seguida, estão as conexões de estabelecimentos comerciais com 25%, as indústrias com 9,38% e o consumo rural com 6,64%.

Atualmente, o estado de Pernambuco já conta com unidades consumidoras (Uc’s) em todos os municípios, o que também evidencia a tendência de crescimento do consumo de geração distribuída (GD) como fonte de energia. “Nosso objetivo é trabalhar para abrir possibilidades para que a GD esteja cada vez mais presente em todos os estados do Brasil, pois sua expansão gera benefícios para toda a população”, finaliza Evangelista.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...