First Solar alerta fabricantes globais de energia solar sobre violação de patente

Share

Da pv magazine Global

A fabricante norte-americana de painéis solares First Solar, em sua teleconferência de resultados do terceiro trimestre, disse a analistas que emitiu cartas por meio de seus advogados para os principais fabricantes de energia solar, alertando que acredita que suas patentes estão sendo violadas.

“No que diz respeito à propriedade intelectual, enviamos recentemente cartas de notificação aos fabricantes Tier 1 de energia solar que acreditamos estar infringindo o portfólio de patentes TOPCon da First Solar”, disse Mark Widmar, CEO da First Solar.

As cartas foram emitidas para os principais produtores globais de painéis solares Longi, Trina Solar, Jinko Solar, JA Solar e Canadian Solar. Vários fabricantes líderes estão realizando reivindicações relacionadas a patentes uns contra os outros, muitos dos quais estão relacionados a tecnologia de célula solar TOPCon.

A First Solar possui um portfólio de patentes TOPCon por meio da aquisição da TetraSun em 2013. O portfólio TOPCon da empresa inclui patentes e pedidos de patentes nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, China, Europa, Hong Kong, Japão, México, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul, Vietnã e Emirados Árabes Unidos, com prazos de patente que se estendem até 2030.

A empresa começou a investigar seus concorrentes por suposta violação de patente. Após as investigações iniciais, a empresa disse acreditar que possui patentes válidas e aplicáveis relacionadas ao TOPCon.

A carta de advertência da First Solar a seus concorrentes alegou que as empresas estão usando as patentes da First Solar TOPCon sem licença.

“Acreditamos que a incerteza baseada em IP em torno da liberdade dos fabricantes de silício cristalino de fabricar e vender produtos solares TOPCon e as possíveis complicações para um projeto fotovoltaico utilizando células solares potencialmente infratoras devem ser levadas em consideração por desenvolvedores, proprietários de projetos e compradores de PPA, bem como partes de financiamento de dívida e capital fiscal”, disse Widmar.

“Além disso, acreditamos que o atual cenário de propriedade intelectual, particularmente no que se refere à tecnologia de células da TOPCon, ressalta um dos principais diferenciais competitivos da First Solar de fornecer uma tecnologia proprietária exclusiva de semicondutores de telureto de cádmio, em contraste com os módulos de silício cristalino altamente comoditizados”, concluiu.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...