A Mercedes-Benz do Brasil anunciou no início de outubro uma parceria com a Raízen Power no Projeto Dunamis, composto por quatro usinas solares, com capacidade total instalada de 117,54 MW, no Rio Grande do Norte. A fabricante de caminhões e ônibus adquiriu participação na sociedade gestora do projeto, implantado em 600 hectares no município potiguar de Santana do Matos, na região central do estado.
O modelo adotado nessa parceria é o de autoprodução, o que permitirá à empresa utilizar 100% de energia renovável, contribuindo para o objetivo da Daimler Truck de ampliar o uso de energia renovável, além de reduzir custos com consumo de energia elétrica em suas fábricas de veículos comerciais de São Bernardo do Campo e de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
De acordo com o executivo, 100% da necessidade de energia das unidades operacionais da Mercedes-Benz do Brasil será provida por essas usinas solares. “O volume de energia a ser gerado pode ajudar a evitar a emissão de cerca de 20 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente ao abastecimento de 48 mil residências”, diz Achim Puchert.
“Temos um portfólio completo e integrado de soluções focadas em atender às necessidades do mercado. Avançar na parceria com a Mercedes-Benz nos permite, mais do que colaborar com a jornada de sustentabilidade da empresa, seguir avançando em projetos de energia solar que contribuem para o crescimento da geração renovável no país“, comenta Frederico Saliba, CEO da Raízen Power.
O fornecimento de energia elétrica para as fábricas de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora segue normalmente o processo atual, por meio do SIN (Sistema Interligado Nacional), que coordena a produção e a transmissão de energia elétrica no país, ao qual todos os usuários estão conectados. “Ou seja, o perfil de consumo da Mercedes-Benz do Brasil e suas estruturas industriais não mudam. A energia limpa na qual a empresa está investindo contribui para a produção verde de energia, abastecendo o SIN, conforme o modelo adotado no Brasil”, diz presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina Achim Puchert.
A equipe escritório do Machado Meyer assessorou a Raízen na formação de uma joint-venture, em todos os aspectos relacionados à elaboração e negociação dos documentos da operação, incluindo Term Sheet, Contrato de Outorga de Opção de Compra de Ações, Acordo de Acionistas, Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica, entre outros documentos societários.
De acordo com a sócia da área de Infraestrutura e Energia do Machado Meyer, Ana Karina Souza, a joint-venture representa um marco importante na parceria entre a Raízen e a Mercedes-Benz, reforçando o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade e a transição energética no Brasil. “Estamos entusiasmados em fazer parte deste projeto que não apenas atende à demanda energética, mas também contribui significativamente para a redução das emissões de CO2,” afirmou Ana Karina, que liderou o projeto em parceria com a sócia de M&A do escritório, Mariana Meditsch.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.