Para atender à crescente demanda no mercado brasileiro de energia solar, a L8 Energy, que atua há oito anos na distribuição e industrialização de sistemas fotovoltaicos, ampliou seu portfólio com o serviço de Operação e Manutenção (O&M) de usinas solares. Segundo o boletim da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em cinco meses a potência instalada em energia solar centralizada cresceu 22%, passando de 12.805 megawatts (MW) em março, para 15.620 MW em setembro.
“Muitas empresas já perceberam as vantagens econômicas e ambientais dos sistemas fotovoltaicos e, por isso, nos últimos anos tivemos um crescimento exponencial na quantidade de usinas de até 5 MW instaladas em todo o país. A regulação do mercado livre de energia impulsionou ainda mais este setor e, hoje, as usinas são buscadas tanto para reduzir os custos operacionais das companhias quanto por investidores que pretendem comercializar a energia”, explica o CEO da L8, Leandro Kuhn.
O executivo explica que a expansão da energia solar centralizada abriu um imenso mercado para profissionais capacitados atuarem na operação e manutenção das usinas. “Este serviço é altamente especializado e engloba não somente a gestão da usina, mas a identificação de problemas que podem comprometer a sua produtividade. Por isso, contamos com diferentes recursos tecnológicos para acompanharmos diariamente todos os indicadores e agirmos de forma preventiva, a fim de garantir a boa performance do sistema”, destaca Kuhn.
Atualmente a L8 faz a operação e manutenção de duas usinas localizadas em Espinosa e Coração de Jesus, ambas em Minas Gerais, estado que lidera a geração solar centralizada no país. Por meio de um sistema de supervisão, a equipe monitora remotamente toda a operação da usina como geração de energia, desempenho dos trackers, energia injetada na concessionária, dados da estação solarimétrica e possíveis falhas nos inversores, por exemplo.
Os serviços de O&M envolvem ainda a limpeza dos módulos e da vegetação, manutenções preventivas da fixação dos módulos e do cabeamento, monitoramento da temperatura dos inversores e SKID. “Não só oferecemos este serviço de O&M como também temos uma Central de Assistência Técnica certificada pelos principais fabricantes para a manutenção e conserto de inversores”, ressalta o CEO.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.