Nova tecnologia para recuperar lítio da água salgada

Share

Da pv magazine Global

Pesquisadores na Austrália e na China desenvolveram uma tecnologia inovadora que permite a extração direta de lítio de fontes difíceis de processar, como água salgada, que eles dizem representar uma parte substancial do potencial mundial de lítio.

Até agora, até 75% das fontes mundiais de água salgada ricas em lítio permaneceram inexploradas devido a limitações técnicas, mas dadas as previsões de que o fornecimento global de lítio pode ficar aquém da demanda já em 2025, os pesquisadores acreditam que têm uma solução revolucionária.

A tecnologia é um tipo de sistema de nanofiltração que usa ácido etilenodiaminotetracético, ou EDTA, como agente quelante para separar seletivamente o lítio de outros minerais, especialmente o magnésio, que geralmente está presente em salmouras e é difícil de remover.

O trabalho foi co-liderado pelo Dr. Zhikao Li, do Instituto de Pesquisa Monash Suzhou e do Departamento de Engenharia Química e Biológica em Jiangsu, China, e pelo Prof. Xiwang Zhang, da Universidade de Queensland, na Austrália.

“Nossa tecnologia atinge 90% de recuperação de lítio, quase o dobro do desempenho dos métodos tradicionais, enquanto reduz drasticamente o tempo necessário para a extração de anos para meras semanas”, disse o Dr. Li.

Além da impressionante eficiência do método, o sistema também aborda as principais preocupações ambientais associadas à extração de lítio, de acordo com os pesquisadores. Ao contrário dos métodos convencionais que esgotam os recursos hídricos vitais em regiões áridas, a tecnologia produz água doce como subproduto. A tecnologia também transforma o magnésio restante em um produto valioso e de alta qualidade que pode ser vendido, reduzindo o desperdício e o impacto no meio ambiente.

Estudos para a tecnologia foram realizados em salmouras do lago Longmu Co e do lago Dongtai, na China, com os resultados publicados na revista Nature Sustainability esta semana

“As salinas de alta altitude em países como China (Tibete e Qinghai) e Bolívia são exemplos de áreas com condições de salmoura mais difíceis que tradicionalmente são ignoradas. Em áreas remotas do deserto, as grandes quantidades de água, produtos químicos e infraestrutura necessários para a extração convencional também não estão disponíveis, ressaltando a necessidade de tecnologias inovadoras”, disse o Dr. Li.

“Com a tecnologia EALNF [nanofiltração solta auxiliada por EDTA] da Monash University, agora podem ser fontes comercialmente viáveis de lítio e contribuintes valiosos para a cadeia de suprimentos global.”

O sistema é flexível e pronto para uso em larga escala, o que significa que pode se expandir rapidamente de testes para operações industriais completas, acrescentou o Dr. Li.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...