Preços do polissilício permanecem estáveis antes da decisão antidumping do Departamento de Comércio dos EUA

Share

Da pv magazine Global

O Global Polysilicon Marker (GPM), a referência OPIS para polissilício fora da China, foi avaliado em US$ 22,068/kg, ou US$ 0,050/W esta semana, inalterado em relação à semana anterior devido às indicações de compra e venda ouvidas.

Em 1º de outubro, o Departamento de Comércio dos EUA (DOC) anunciou uma decisão preliminar sobre direitos compensatórios (CVD) para células e módulos solares importados do Vietnã, Camboja, Malásia e Tailândia, com taxas variando de 0,14% a 292,61%, dependendo da empresa e da região. Este se tornou o desenvolvimento mais significativo no mercado global de polissilício nos últimos meses.

Apesar de as fontes do mercado em geral concordarem que as taxas de CVD para alguns dos principais fabricantes chineses foram menores do que o esperado, eles acreditam que um aumento nas transações à vista é improvável até a decisão antidumping preliminar (AD) em 27 de novembro, já que as taxas de AD têm sido historicamente 10 a 20 vezes maiores do que as taxas de CVD.

Embora a atividade do mercado global de polissilício permaneça relativamente tranquila, pois os compradores aguardam atualizações da taxa de AD antes de decidir se retomam os volumes de compras anteriores, os efeitos de possíveis mudanças – como a eleição presidencial dos EUA, atualizações em uma combinação de políticas solares, incluindo tarifa AD / CVD para os quatro países do Sudeste Asiático, requisitos de rastreabilidade do produto e incentivos de fabricação local – já estão sendo sentidos, com atrasos em projetos solares surgindo como resultado.

Fontes da indústria esperam um renascimento do mercado spot global de polissilício se a taxa total de impostos para certos fabricantes nos quatro países do Sudeste Asiático que exportam células e módulos para os EUA – incluindo tarifas da Seção 201, AD e CVD – permanecer abaixo de 30%, pois isso permitiria que sua capacidade de produção seja sustentada até certo ponto.

Já o China Mono Grade, avaliação da OPIS para preços de polissilício monograu no país, permaneceu estável em CNY 33,625 (US $ 4,73) / kg, ou CNY 0,076 / W esta semana. China Mono Premium, avaliação de preço da OPIS para polissilício monograu usado para produção de lingotes tipo n, também se manteve estável em CNY 40,125 / kg, ou CNY 0,090 / W, inalterado em relação à semana anterior.

O tão esperado renascimento do mercado de comércio de polissilício após o feriado da Semana Dourada Chinesa ainda não se materializou, já que o interesse de compra dos fabricantes de wafer permanece fraco, com pedidos sendo feitos apenas para sustentar as necessidades básicas de produção.

As negociações futuras de polissilício, inicialmente previstas para aliviar o excesso de estoque, mostrou pouco efeito prático. Os produtores chineses de polissilício levantaram preocupações sobre uma cláusula nas regras da Bolsa de Futuros de Guangzhou que proíbe o armazenamento de polissilício produzido mais de três meses antes para negociação de futuros, apesar de as empresas normalmente oferecerem uma garantia de 1 a 2 anos em seus produtos. Um período máximo de armazenamento de nove meses também foi estabelecido, fazendo com que alguns comerciantes adiassem seus planos de aquisição, pois a atual falta de atividade comercial enfraqueceu sua confiança no estoque.

Os principais produtores chineses de polissilício estão intensificando seu controle sobre preços e participação de mercado, especialmente um dos principais produtores de polissilício da Siemens planeja aumentar sua nova capacidade de produção no quarto trimestre. Além disso, um importante produtor de polissilício granular FBR aumentou recentemente sua taxa operacional, de acordo com fontes.

Os insiders concordam que são necessários esforços contínuos para lidar com o excesso de capacidade de polissilício. O cenário mais provável e otimista para o mercado chinês de polissilício no quarto trimestre é manter os preços atuais.

A OPIS, uma empresa da Dow Jones, fornece preços de energia, notícias, dados e análises sobre gasolina, diesel, combustível de aviação, GLP/NGL, carvão, metais e produtos químicos, bem como combustíveis renováveis e commodities ambientais. Ela adquiriu ativos de dados de preços da Singapore Solar Exchange em 2022 e agora publica o Relatório Semanal OPIS APAC Solar.

Os pontos de vista e opiniões expressos neste artigo são dos próprios autores, e não refletem necessariamente os defendidos pela pv magazine.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Verão será marcado por chuvas intensas e calor e geração de energia solar dever ser favorecida
20 dezembro 2024 As temperaturas podem ficar cerca de 2ºC acima da média climatológica e devem colaborar para o aumento de radiação solar em quase todo o Brasil. Enqua...