Solbian e Sunspeker revelam módulos solares personalizáveis para energia fotovoltaica integrada aos veículos

Share

Da pv magazine Global

A fabricante italiana de módulos fotovoltaicos Solbiano e a startup com sede na Itália Sunspeker desenvolveram novos módulos solares para aplicações fotovoltaicas integradas aos veículos (VIVP) com adesivos personalizáveis e totalmente recicláveis que podem replicar imagens de alta definição, mantendo-se permeáveis à luz. As imagens processadas usando o processo patenteado da Sunspeker supostamente mantêm uma alta taxa de transparência. O filme adesivo para as capas estéticas é um termoplástico que foi desenvolvido para aplicações externas.

“Nossa empresa pode projetar painéis personalizados para se encaixar perfeitamente em superfícies complexas, limitadas ou curvas, como veículos comerciais de vários tipos”, disse um porta-voz da Solbian à pv magazine. “A disposição das células também pode ser modificada, o que permite otimizar o uso do espaço e maximizar a geração de energia.”

Para o processo de corte, a Solbian usa maquinário de alta precisão que supostamente garante bordas limpas e integração perfeita das células, sem comprometer sua integridade ou desempenho. “Graças à capacidade de personalização, nossos painéis podem ser integrados discretamente em superfícies visíveis. Isso é particularmente útil em aplicações onde a estética também pode ser crucial”, continuou o porta-voz.

Os painéis SP 32 Sunspeker padrão têm uma potência de saída de 89 W e uma eficiência de conversão de energia de 18%. Sua tensão de circuito aberto é de 23 V e a corrente de curto-circuito é de 4,7 A. Eles medem 1.109 mm x 546 mm x 2 mm e pesam 1,6 kg.

Os painéis podem operar com uma tensão máxima do sistema de 1.000 V e temperaturas de operação de -40 °C a 85 °C. Cada painel conta com 32 células solares de contato traseiro (IBC) interdigitadas com uma eficiência de 24% fornecida pela Maxeon, fabricante de módulos com sede em Cingapura. O coeficiente de temperatura é de -0,28%/C.

“As células são laminadas em uma base de materiais poliméricos flexíveis e leves”, explicou o porta-voz. A laminação é realizada através de um processo de encapsulamento que isola as células e as protege de agentes externos como umidade, corrosão e choques mecânicos.

“Esses painéis solares podem ser usados nas partes aéreas de veículos e soluções de mobilidade, bem como em outras partes, como as laterais”, disse o CEO da Sunspeker, Fabrizio Chiara. “Os painéis podem reter aproximadamente 80% de sua potência original, dada a alta transparência do filme. Não há limitações quanto aos tipos de gráficos e texturas que podem ser criados.

Segundo Chiara, a possibilidade de marcar os painéis permite que as empresas promovam seus negócios e usem os veículos como meio de comunicação.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...