Os fabricantes indianos de energia solar estão aumentando suas capacidades anuais em grande escala, muitos para 10 GW ou mais, com iniciativas governamentais preparando o terreno para uma implantação massiva. A maioria das linhas de produção está funcionando em plena capacidade. Com o mandato da Lista Aprovada de Modelos e Fabricantes (ALMM), a competição para atender à demanda mudou entre as contrapartes domésticas.
“A demanda aumentou drasticamente com o apelo do primeiro-ministro por 500 GW de capacidade instalada de eletricidade a partir de fontes de combustíveis não fósseis até 2030”, disse Amit Paithankar, CEO da maior empresa de fabricação de módulos solares da Índia, Waaree Energies. “E isso não inclui hidrogênio verde. Se adicionarmos hidrogênio, o número é ainda maior.”
O governo indiano convocou licitações para 50 GW de capacidade de energia renovável por ano, incluindo 10 GW de capacidade eólica, do ano fiscal de 2023-24 a 2027-28, para cumprir sua meta de 500 GW de capacidade de combustível não fóssil até 2030, em grande parte de fontes solares e eólicas. Essa adição de capacidade está além da capacidade renovável que está sendo implantada em esquemas governamentais como energia solar em telhados e PM-KUSUM.
“Muitos desenvolvedores também estão otimistas com a implantação do projeto. O palco está montado para se mover em direção a isso. A instalação fotovoltaica residencial teve um impulso substancial com o lançamento do PM Suryaghar Muft Bijli Yojana, que dá incentivos para os compradores de casas instalarem sistemas solares no telhado “, disse Paithankar. “Do lado agrícola, o esquema KUSUM é um grande impulsionador.”
O CEO da Jakson Distributed Energy, Gagan Chanana, disse que a empresa tem visto uma demanda crescente por energia solar em telhados no setor comercial e industrial (C & I), particularmente na manufatura. A empresa oferece soluções de energia híbrida com base nas necessidades do cliente, integrando energia solar no telhado com armazenamento de bateria, geradores a diesel ou todos os três.
A Waaree está estabelecendo 5,4 GW de capacidade de fabricação de células, o que a ajudará a atender às regras de conteúdo doméstico para módulos. Espera-se que a primeira célula da instalação seja lançada neste trimestre.
“Nossa fábrica de células está muito perto do comissionamento. Na verdade, a maioria dos equipamentos está sendo comissionada. É uma capacidade de fabricação de células de 5,4 GW, que estará totalmente operacional até março de 2025. Destes, 4 GW são TOPCon e 1,5 GW de emissor mono passivado e célula traseira (PERC)”, disse Paithankar. “A primeira célula da instalação será lançada nos atuais dias de outubro-novembro-dezembro. quarto. Além disso, Waaree está estabelecendo 6 GW de capacidade de wafer para módulo em Odisha sob o esquema PLI, que iniciará a produção em 1,5 a dois anos a partir de agora.
Para continuar lendo, visite nosso portal pv magazine Índia.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.