Axial anuncia novo tracker solar para o Brasil em 2025

Share

Um novo modelo de tracker solar deve chegar ao país em 2025 trazido pela Axial, empresa de origem espanhola e especializada em projetos e na fabricação de trackers solares. O equipamento, chamado SlopeSync, está em fase de testes na Espanha e é destinado especialmente para terrenos irregulares, eliminando a necessidade de alinhamento de pilares e permitindo desvios de até 30º.

De acordo com a business development da Axial no Brasil, Natasha Huang, “com a chegada do equipamento ao país, será possível reduzir obras civis, custos e impacto ambiental”. A executiva também afirmou que a partir do próximo ano a empresa também passará a produzir o “cérebro” próprio para trackers solares, o chamado SmartAx, que virá para substituir equipamentos terceirados e, ao mesmo tempo, oferecer aos clientes a possibilidade de contato direto e facilitado com o fornecedor, que, neste caso, será a própria Axial.

O novo dispositivo é o responsável pela inteligência que movimenta o tracker ao longo do dia e reúne funções para adaptar o tracker a variações climáticas, como vento, neve, granizo, inundações, irradiação difusa e backtracking 3D – que nada mais é do que um mecanismo que faz com que o tracker posicione cada fileira para não causar sombreamento nas demais.

Natasha também aponta outros feitos importantes da empresa, que foi a primeira fabricante no mundo a desenvolver sistemas de bloqueios para trackers para evitar instabilidades nos equipamentos, como as provocadas por ventos fortes. Além disso, foi a fabricante do primeiro rastreador solar com tecnologia homocinética do mundo, o Axial Tracker Twin, seu principal produto atualmente no Brasil.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...