Controlador de tracker da TECSCI reduz em 33% custos operacionais e otimiza captura de energia

Share

O Grupo MTR, por meio de sua divisão de tecnologia, a TECSSI, anunciou o lançamento de seu primeiro controlador de Tracker Solar com fabricação 100% nacional. A empresa estima que o controlador reduza em até 33% os custos operacionais para usinas solares que adotarem essa tecnologia. O equipamento foi projetado para otimizar a captura de energia solar, ajustando automaticamente a posição dos painéis em relação ao sol durante o dia.

Fabricado em Juiz de Fora, em Minas Gerais, os controladores são produzidos em uma unidade fabril com mais de 1.600 m² e capacidade de produção de 2 mil unidades por mês, com possibilidade de expansão.

Entre os benefícios da fabricação local, a empresa promete maior agilidade no suporte técnico, reduzindo o tempo de resposta em caso de eventuais problemas. “Esse lançamento representa não apenas um avanço tecnológico significativo para o setor de energia solar na região, mas também um incentivo à indústria nacional, promovendo a autonomia e a inovação no mercado de energias renováveis. A proposta da TECSCI é contribuir para a expansão da energia sustentável na América Latina, ajudando a tornar as operações mais eficientes e competitivas”, diz Thiago Rios. “As expectativas são de que com essa inovação, as usinas solares consigam não apenas reduzir custos, mas também aumentar sua capacidade de geração de energia, contribuindo para uma maior economia do cliente e um futuro mais sustentável.”

CEO do Grupo MTR, Thiago Rios.

Imagem: Grupo MTR

A comercialização dos controladores de trackers da TECSCI é realizado pela MTR Solar, que já forneceu equipamentos para mais de 1,8 GWp instalados de 620 usinas, com mais de 2,8 milhões de módulos instalados. A empresa teve um volume comercializado e contratado até setembro/2024 de 1 GWp em trackers, um aumento de 20% em relação ao mesmo período 2023, além de 300 MWp em estrutura fixa.

Maximização da eficiência

A plataforma TECSCI oferece uma interface intuitiva que permite aos operadores monitorarem e gerenciarem o desempenho do sistema em tempo real, garantindo que os painéis estejam sempre na melhor posição para maximizar a eficiência.

O controlador utiliza a tecnologia LoRaWAN com um alcance de até 3 km, permitindo a comunicação eficaz com até 500 TCUs (Unidades de Controle de Tracker) por NCU (Unidade Central de Controle), dependendo das condições de propagação no ambiente da usina. A comunicação criptografada entre os dispositivos proporciona um nível adicional de segurança, garantindo que as informações trocadas sejam protegidas contra acessos não autorizados.

O sistema permite tanto o acionamento quanto o monitoramento remoto por meio da plataforma TECSCI, facilitando a gestão e a operação dos trackers. A autonomia da bateria, de até 20 horas, é ideal para manter a funcionalidade durante períodos sem energia.

Adicionalmente, a tecnologia de backtracking utilizada nos trackers é eficaz para maximizar a captura de luz solar, enquanto a proteção contravento multinível oferece resistência em diversas condições climáticas, aumentando a durabilidade e a eficiência do sistema.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Unicamp inaugura a maior microrrede do Brasil, com 565 kWp de solar e 1 MW de BESS
21 novembro 2024 O projeto CampusGrid cobre uma área de 144 mil m² e teve investimento de R$ 45,3 milhões como parte do programa de P&D da Aneel, em parceria com a...