A Sunfor Energia está executando um projeto de geração solar distribuída de 2,5 MWac (3,23 MWp), localizado em Paty dos Alferes, uma região montanhosa do estado do Rio de Janeiro, para um cliente proprietário, a Mira Energia, que planeja explorar a usina no modelo de geração compartilhada, oferecendo energia limpa e sustentável para grandes consumidores, como indústrias e empresas, que cada vez mais procuram fontes renováveis para reduzir custos e suas pegadas de carbono.
O projeto foi iniciado em julho de 2024 e está em fase de execução, com previsão de conclusão das obras em outubro de 2024. A projeção é de gerar em média 422 MWh por mês.
“Uma peculiaridade deste projeto é que, além de áreas de servidão de uma linha de transmissão, está situado em uma área inclinada e montanhosa, o que exigiu soluções de engenharia inovadoras para garantir o máximo aproveitamento solar com mínima interferência no meio ambiente”, disse à pv magazine o CEO da Sunfor, Daniel Ferreira.
A usina conta com 4.680 módulos fotovoltaicos de alta eficiência da marca Risen modelo RSM132-8-690BHDG e 10 inversores da marca Sungrow de 250 kW, selecionados por sua robustez e capacidade de operação em condições desafiadoras, como a inclinação e a variabilidade do terreno. “A escolha dos equipamentos foi criteriosa, visando maximizar a geração de energia e garantir a durabilidade e confiabilidade do sistema, mesmo em condições ambientais adversas”, disse o diretor de Negócios da Sunfor Energia, Bruno Chavarry.
A Sunfor Energia foi contratada na modalidade EPC (Engineering, Procurement and Construction), ou seja, responsável por todas as fases do projeto, desde a terraplenagem e drenagem até a construção da usina.
“O maior desafio enfrentado foi a geografia do terreno, com grande parte da usina localizada em um plano inclinado de difícil acesso. Isso exigiu o desenvolvimento de estradas de serviço para garantir o transporte seguro de materiais e a mobilidade da equipe. A perfuração das estacas no morro foi feita de forma manual, e o concreto das estacas no morro está sendo feito com auxílio de bomba de concreto. Outro desafio foi o projeto de terraplenagem, que precisou ser cuidadosamente elaborado para minimizar o impacto ambiental e garantir a melhor disposição dos módulos solares, otimizando a captação de radiação solar e, consequentemente, a eficiência da usina”, conta Chavarry.
A Sunfor Energia atende principalmente empresas que atuam no setor de energia renovável, especialmente aquelas envolvidas em projetos de usinas fotovoltaicas. Além de desenvolver projetos de geração de energia, a empresa também oferece serviços de operação e manutenção (O&M) em usinas de geração distribuída (GD).
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.