Inovação impulsionando mudanças no mercado de trackers

Share

Da pv magazine Global

O mercado global de rastreadores solares atingiu 94 GW em termos de remessas em 2023, o que representa um aumento de 73 GW em 2022. Isso foi impulsionado pelo crescimento fora dos três maiores mercados de rastreadores: Estados Unidos, Espanha e Brasil. Os mercados da Arábia Saudita e da Índia, em particular, tiveram um alto crescimento ano a ano, impulsionado pelo aumento da demanda dos desenvolvedores e um aumento nas instalações em geração centralizada. Esses mercados foram classificados como o quarto e o quinto maiores para remessas de rastreadores (veja o gráfico acima).

A maioria das remessas de trackers está concentrada nas linhas de latitude de 45 graus. Isso ocorre porque o uso de rastreadores requer linhas orientadas norte-sul que rastreiam o sol de leste a oeste. Ao usar rastreadores em vez de sistemas de inclinação fixa, perde-se a capacidade de inclinar os painéis solares para o norte ou para o sul em direção ao sol. Portanto, o uso de rastreadores reduz o rendimento mais longe do equador.

Os modelos de rastreadores orientados a dois em posição de retrato (2P) anexam o dobro de módulos solares por comprimento da linha do rastreador. Aproximadamente 15% das remessas de rastreadores em 2023 foram 2P globalmente, mas na Europa esse número saltou para 30%. Isso se deve a restrições de terra em certos mercados europeus, pois o 2P requer menos fileiras por quilowatt-pico de capacidade de geração. Alguns projetos também assinaram contratos há alguns anos, quando os produtos 2P eram usados com mais frequência, o que ajuda a explicar essa preferência.

Impulsionando a inovação

A inovação continua a impulsionar o mercado de trackers. No campo da agrovoltaica, é comum ver projetos com fileiras de rastreadores espaçadas de oito a 15 metros com uma posição vertical especial de “colheita”, para que os veículos agrícolas possam acessar a terra. Existem restrições adicionais que determinam a altura mínima dos rastreadores. Para fazendas de frutas, existem designs de rastreadores suspensos que controlam a quantidade de luz solar que atinge o produto. Eles consideram mais insumos, como os níveis de colheita, temperatura e evaporação, e devem ter um algoritmo de rastreamento mais complexo para corresponder.

Outra área de inovação é a pré-fabricação, inicialmente usada para reduzir a necessidade de mão de obra e melhorar a velocidade de instalação. Estão surgindo novos produtos que exigem apenas alguns dias por megawatt de capacidade de geração para serem instalados por 10 a 20 trabalhadores não qualificados. Esses produtos normalmente não usam pilhas e são projetados para caber um númerBrasilo preciso de módulos em um único contêiner de transporte. É importante ressaltar que esses produtos podem ser reembalados em um contêiner e movidos para outro local. Isso é extremamente útil para aplicações fora da rede onde a demanda futura de eletricidade é imprevisível, como geração no local em minas.

Os fornecedores de rastreadores também estão lançando produtos de acompanhamento de terreno que são adequados para terrenos desnivelados. Isso reduz a quantidade de corte e preenchimento necessária para nivelar o solo e garante que os projetos não precisem de comprimentos diferentes de estacas de fundação. Isso também abre a possibilidade de desenvolver projetos em locais montanhosos.

Crescimento global

A S&P Global prevê 752 GW de instalações de rastreadores entre 2024 e 2030, com uma quantidade crescente proveniente das regiões da Ásia-Pacífico e Europa, Oriente Médio e África. Prevê-se que a China continental aumente lentamente a aceitação do rastreador, mudando de sua preferência histórica de inclinação fixa à medida que a confiança na tecnologia do rastreador cresce. A Arábia Saudita já tem alta aceitação de rastreadores. O forte crescimento no segmento de geração centralizada, complementado por potenciais locais de hidrogênio verde até 2030, impulsionará ainda mais as remessas de rastreadores.

A Índia começou a ver uma crescente aceitação de rastreadores com crescente confiança na tecnologia impulsionada pelas relações entre os principais fornecedores de rastreadores e empresas locais de engenharia, compras e construção. A Índia também está perto do equador e tem baixos custos de mão de obra, o que a torna ideal para rastreadores, devido aos menores custos de instalação e operação e manutenção relacionados à mão de obra. No entanto, espera-se que as instalações em geração centralizada na Espanha e no Brasil diminuam até 2030, impulsionadas pelos desafios da rede e pela queda dos preços dos contratos de compra de energia, respectivamente.

A S&P Global disse que os Estados Unidos serão responsáveis por 39% das instalações de rastreadores durante o período de 2024-2030. Atualmente, nos Estados Unidos, a Lei de Redução da Inflação (IRA) oferece incentivos na forma de créditos fiscais, muitas vezes chamados de “somadores”, para aumentar a fabricação doméstica. O IRA divide as porcentagens de custo aproximadas para diferentes componentes de um projeto solar em escala de utilidade. Os três segmentos principais são módulos, rastreadores e inversores; representando 66%, 9% e 25% dos equipamentos, respectivamente. Esses segmentos são divididos em subcategorias.

Para se qualificar para um imposto adicional, os desenvolvedores são obrigados a ter 40% de seus equipamentos de projeto fabricados nos Estados Unidos, um número que mais tarde sobe para uma porcentagem maior. Para atender a essa nova demanda dos desenvolvedores, alguns fornecedores de rastreadores lançaram produtos “compatíveis com IRA” com uma proporção maior de sua fabricação nos Estados Unidos. Nextracker, Array Technologies, GameChange, PV Hardware, FTC Solar, OMCO Solar e Nevados têm operações de fabricação nos EUA.

A indústria de trackers deve experimentar um forte crescimento e rápida transformação nos próximos anos. Com mercados e locais de fabricação em evolução, os fornecedores precisarão inovar continuamente para viabilizar projetos anteriormente inviáveis. Esse cenário dinâmico apresenta oportunidades empolgantes para a indústria ultrapassar limites e impulsionar a adoção da energia solar.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Verão será marcado por chuvas intensas e calor e geração de energia solar dever ser favorecida
20 dezembro 2024 As temperaturas podem ficar cerca de 2ºC acima da média climatológica e devem colaborar para o aumento de radiação solar em quase todo o Brasil. Enqua...