O RE+ 2024, o maior evento de energia da América do Norte, foi tão cheio de energia e ação quanto a própria indústria solar dos EUA. As palestras nas sessões e o espaço de exposições tiveram foco na Lei de Redução da Inflação (IRA) e nas próximas eleições, conteúdo doméstico, transferibilidade e as questões de interconexão e gargalos de permissão, juntamente com os longos prazos de entrega de equipamentos elétricos. Embora a indústria pareça estar a todo vapor, ela estaria acelerando mais rapidamente sem esses desafios.
Eleição
Em um briefing sobre o recém-lançado relatório US Solar Market Insight Q3 2024, especialistas da Solar Energy Industries Association (SEIA) e da Wood Mackenzie disseram que se um governo republicano vencer a eleição, é improvável que o IRA seja revogado. Os membros do painel concordaram que alguns fundos apropriados para cobrir incentivos fiscais podem ser reaproveitados, mas o IRA está tendo um efeito muito grande sobre empregos e receitas em estados vermelhos e azuis para que uma revogação tenha apelo.
IRA
Na sessão “What’s new in the IRA”, Gary Hecimovich, sócio do Escritório Nacional de Impostos de Washington da Deloitte Tax LLP, disse que “as regras finais abriram as comportas na transferibilidade”, observando que a Deloitte aconselhou até US$ 5 bilhões em transações no lado da compra. “Isso mostra o quão grande é esse mercado e que está funcionando.” Rodrigo Inurreta Acero, líder de assuntos federais EUA-México da EDP Renováveis, disse que a EDP está comprometida com os produtos dos EUA e está encontrando os módulos produzidos internamente de que precisam por causa do IRA.
A demanda cria desafios
De acordo com o Relatório de Insight do Mercado Solar do 3º trimestre de 2024, os números alcançados pela indústria solar dos EUA são notáveis, embora, de acordo com Michele Davis, chefe de energia solar global da Wood Mackenzie, “estejamos entrando em uma fase de crescimento mais lenta e desafiadora”.
No 2º trimestre de 2024, o mercado solar dos EUA instalou 9,4 GW de capacidade, o que é um segundo trimestre recorde para o setor. Apenas o setor de utility-scale instalou 7.6 GW, um aumento de 59% em relação ao ano passado. Mas esse crescimento está criando uma demanda que não é exclusiva da indústria solar. Atrasos de interconexão, longos prazos de entrega de equipamentos elétricos e outros desafios resultarão em um crescimento mais lento do que o que a indústria experimentou nos últimos anos.
Soluções criativas
Na área de exposições, vimos evidências de alianças de fabricantes que trazem soluções de conteúdo doméstico para os compradores, fornecendo compras completas que também podem aliviar algumas dores de O&M de lidar com vários fornecedores. O fornecedor de rastreadores solares dos EUA, OMCO, por exemplo, está fazendo parceria com a fabricante de módulos Heliene no lado distribuído e a Create Energy para C&I e mercados de geração centralizada, fornecendo rastreador / módulo / rack e outros componentes em uma solução integrada que se qualifica para o mercado doméstico.
A fabricante de módulos dos EUA, Mission Solar, anunciou uma parceria com a Origami Solar, usando as estruturas de aço produzidas internamente da Origami para tornar os módulos mais resistentes aos danos causados pelo granizo. Chamada de série “Defender”, espera-se que esses módulos com estrutura de aço se qualifiquem para o mercado doméstico.
Conte as histórias
O entusiasmo e o otimismo em torno da indústria de energia renovável eram palpáveis no RE+, mas ouvimos repetidamente que é hora de contar a história. Nem todo mundo está ciente do impulso, das conquistas e da promessa de energia limpa e “este é o momento de contar a história”, disse Abigail Ross Hopper, presidente e CEO da SEIA. Diante de uma casa lotada na sessão de abertura, Hopper disse que com a eleição se aproximando, “as apostas não poderiam ser maiores”.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.