Os preços do lítio atingiram os patamares mínimos em julho devido à desaceleração do crescimento das vendas de veículos elétricos plug-in (PEV), o subsequente excesso de oferta de matéria-prima e o movimento de desestocagem. O cenário é parte do estudo ESS Supply, Technology, and Policy Report, da consultoria Clean Energy Associates, relativo ao segundo trimestre de 2024.
Houve um aumento no fornecimento de lítio de produtores de salmoura na China, Argentina e Brasil, mas as mineradoras de rocha dura na Austrália, como Arcadium e Albemarle, continuaram cortando sua produção de lítio para 2024 devido à queda nos preços da matéria-prima. Como resultado, o volume excedente de lítio projetado para 2024 caiu em relação ao previsto no relatório relativo ao primeiro trimestre.
O relatório também destaca que a próxima eleição presidencial dos EUA traz incertezas para os créditos fiscais federais para veículos elétricos, colocando as capacidades de produção de células planejadas no mercado interno em risco de serem atrasadas ou canceladas, impactando ainda mais o equilíbrio projetado entre demanda e oferta de lítio no mundo todo.
Tecnologias de armazenamento emergentes
O relatório avalia ainda a distribuição das diversas tecnologias de armazenamento entre os nichos de aplicação, de acordo com diferentes durações potenciais. O nicho para armazenamento de 8 a 12 horas é o que tem mais tecnologias na disputa, sem um líder claro.
As tecnologias emergentes, como íons de sódio, à base de zinco e armazenamento com hidrogênio geológico ou natural, têm o maior potencial para declínios de custo à medida que a produção aumenta. A maioria dos sistemas de armazenamento mecânico usa tecnologias existentes (bombas, tanques de armazenamento, compressores, etc.), com pouco potencial para declínios de custo.
A escala continua sendo um desafio fundamental para competir em custo, pois a tecnologia de íon-lítio foi capaz de alavancar a curva de desenvolvimento das baterias de veículos elétricos, reduzindo drasticamente os seus custos. A maioria das tecnologias concorrentes não tem essa aplicação paralela para reduzir os custos.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.