Matrix viabiliza armazenamento como serviço para consumidores comerciais

Share

Para destravar novos negócios em armazenamento de energia em baterias, a Matrix Energia aposta em um modelo que vem dando certo no mercado de geração solar distribuída, o de “Energy as a Service”,. Com essa estratégia, a empresa fechou acordos para fornecer 30 MWh até maio de 2024, e projeta vender 200 MWh de capacidade de armazenamento de energia para consumidores comerciais e industriais até o final do ano. 

“É uma tecnologia nova no Brasil, apesar de, no mundo, já estar difundida. Ninguém queria ser o primeiro a testar. Então durante o ano passado começamos a estudar a abordagem que teria mais aderência, por isso oferecemos o investimento 100% nosso. As primeiras implementações aconteceram no começo desse ano. Então hoje é muito mais fácil demonstrar para os potenciais novos clientes”, disse o, Gledson Torquato, à pv magazine. O executivo ressalta que, por se tratar de um investimento próprio da Matrix, a companhia faz uma avaliação cuidadosa de seus fornecedores e atualmente tem uma parceria com a Huawei, que fornece as baterias para os projetos.

Um dos primeiros clientes da Matrix, o mercado municipal de Santo Amaro, em São Paulo, chamado de Santo Mercado, enfrentou problemas de oscilação e queda de fornecimento de energia durante seu primeiro ano de operação, entre o final de 2022 e 2023. “A gente precisava trazer um mais segurança para os nossos operadores. Como somos um mercado com foco na experiência gastronômica, lidamos com produtos perecíveis e então realmente temos a necessidade de ter uma rede muito estável”, disse à pv magazine a diretor do Santo Mercado, Sonia Keiko. A executiva diz que além da confiabilidade no fornecimento de energia, a instalação de um sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS, na sigla em inglês) de 400 kWh no empreendimento também gerou economia que foi repassada para os lojistas. “Isso para o meu negócio é muito importante porque eu acabo tendo menos despesas e o meu empreendimento se torna mais atrativo”, comenta.

Sistema de armazenamento instalado pela Matrix no Santo Mercado

Matrix Energia

O maior projeto de sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS, na sigla em inglês) da Matrix Energia até o momento, com capacidade total de 4 MWh, foi instalado para a Cofril, um frigorífico no Espírito Santo.

Cliente da Matrix desde 2020 no mercado livre de energia, a Cofril optou por expandir a parceria incluindo soluções de armazenamento de energia. O projeto foi negociado pela Lumes Energia, parceira comercial da Matrix no Espirito Santo, assim como a execução das obras de infraestrutura para a instalação dos equipamentos. Os trabalhos duraram cerca de sessenta dias e coube à Cofril definir o espaço onde seria a instalação, ficando a cargo da Matrix juntamente com a Lumes todo o investimento na estrutura civil, mecânica e elétrica.

Gerenciamento de carga e novos serviços com armazenamento em baterias

A Matrix Energia já atua no ercado ivre na eração istribuída para atender diversas necessidades dos consumidores. Com as baterias, a companhia pode ofertar novas soluções que nem o ML e nem a GD poderiam resolver, como garantir a entrega ininterrupta de energia e o gerenciamento inteligente do consumo.

A Cofril por exemplo reduziu os custos de energia, aproveitando tarifas mais baixas em horários estratégicos, além de substituir os geradores a diesel por um sistema mais limpo e eficiente. “Ter uma energia mais barata, significa mais preço para competir no mercado. Com a grande concorrência que temos hoje no segmento, garantir o melhor preço na energia nos permite competir melhor. Se compararmos com o fornecimento do mercado tradicional, o Mercado Livre de Energia proporciona uma economia de cerca de 30% a 35%, além da economia, com a instalação do BESS contamos com uma garantia física de energia dentro da nossa instalação, mesmo que tenhamos quedas de luz na região, garantimos nossa operação em pleno funcionamento.”, afirma José Carlos Correa, mais conhecido como Zezé, CEO da Frigorífico Cofril.

O projeto de BESS na Cofril representa uma expansão significativa da unidade de negócios EaaS (Energy as a Service) da Matrix Energia. A tecnologia confere mais versatilidade e possibilidade de personalização da empresa para atender a diferentes setores e necessidades, desde pequenos mercados até grandes frigoríficos líderes de mercado. E os contratos são adaptáveis, garantindo benefícios mútuos em parcerias de longo prazo.

A gestão do BESS é enriquecida por uma plataforma digital que oferece visibilidade em tempo real do desempenho energético. Relatórios detalhados e suporte técnico contínuo asseguram controle completo sobre as operações energéticas dos clientes.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Minasligas e Auren firmam parceria para autoprodução de energia solar
31 março 2025 Contrato prevê a geração e o fornecimento de energia solar para abastecer parte da demanda industrial da Minasligas até 2040.