A produtora norueguesa de células de bateria Morrow Batteries inaugurou a primeira gigafábrica de fosfato de ferro-lítio (LFP) da Europa com uma capacidade de produção anual de 1 GWh para abastecer o crescente mercado europeu de armazenamento de energia em bateria.
Em 16 de agosto, o primeiro-ministro norueguês Jonas Gahr Store inaugurou a fábrica em Arendal, pouco menos de dois anos após a Morrow Batteries ter iniciado as obras de construção e quatro anos após ter apresentado os primeiros planos para a instalação.
A produção de teste já começou, pois o fabricante continua trabalhando em colaboração com os clientes para ajustar o equipamento de produção para atingir a qualidade da produção em série nos próximos meses. A Morrow Batteries disse que espera que a produção comercial comece no final do ano.
Desde novembro de 2023, a Morrow Batteries produziu e enviou milhares de células de amostra LFP para clientes em potencial para teste e validação na Customer Qualification Line (CQL) da empresa. “A empresa agora pode entregar um produto LFP comercialmente viável, completamente testado e competitivo”, disse a Morrow Batteries em um comunicado.
Para continuar lendo, visite nosso site pv magazine ESS News.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.