Aiko inicia atuação no país e busca estabelecer parcerias locais

Share

A Aiko, fabricante chinesa de novas tecnologias para células e módulos fotovoltaicos, desembarcou no país há apenas três meses para apresentar ao mercado nacional sua tecnologia proprietária de fabricação chamada ABC (sigla para “All Back Contact”), que utiliza uma estrutura de contato posterior e sem barras de condução na parte frontal. Com foco nos mercados residencial, comercial, industrial e de grandes projetos, a empresa tem como objetivo estabelecer parcerias de distribuição para o mercado de Geração Distribuída, além de oferecer seus módulos para investidores interessados na construção de usinas de maior porte também em Geração Centralizada.

Com presença global, a Aiko está no mercado há 15 anos e conta com seis fabricas com capacidade de 86 GW para células fotovoltaicas e 25 GW para módulos. Localmente, a empresa é comandada por seu country manager, Ricardo Muniz, do escritório localizado em campinas, interior de São Paulo, junto com a equipe técnica e comercial com foco em atender os clientes de todo o país.

De acordo com Muniz, “nossa missão é perseguir inovação extrema e tecnologia de ponta e a qualidade premium dos módulos. As vantagens de nossos equipamentos são a maior eficiência, melhor resistência a microfissuras, otimização de sombreamento, melhor restrição a altas temperaturas e menor degradação, resultando em maior desempenho e menor LCOE (Levelized Cost of Energy ou Custo Nivelado de Energia) quando comparado aos módulos convencionais”, explica.

Ricardo Muniz, country manager da Aiko no Brasil

Imagem: Ricardo Muniz, Aiko Solar Brasil

A empresa participará da Intersolar South America pela primeira vez e apresentará ao mercado seus módulos com a tecnologia ABC da linha Infinite nas potências de 660 e 700 W. Além disso, também realizará testes demonstrativos que comparam os diferenciais de seus módulos por meio de equipamentos de teste otimização de sombreamento e de teste de resistência, apresentados também em junho na Intersolar Munich 2024, onde esteve a equipe internacional da pv magazine.

O country manager da Aiko no Brasil explica que a expectativa é que, em breve, a empresa obtenha a certificação Tier 1 em nível global, atestando a qualidade e a confiabilidade de seus módulos fotovoltaicos. “Dessa forma, ficará claro para todo o mercado solar que, assim como já sabemos, que a tecnologia All Back Contact entrega qualidade premium e mais de 25.15% de eficiência, levando ainda mais confiabilidade tanto para projetos residenciais quanto para usinas de investimento, tanto em projetos GD quanto GC”.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

TBEA vê demanda de 3 GWh para projetos de armazenamento no leilão de reserva de 2025
25 novembro 2024 A companhia estima um potencial de mercado para armazenamento em baterias de 5 GWh nos próximos três anos, com investimentos de R$ 7,5 bilhões, consid...